PM e Tiro de Guerra comemoram Dia do Soldado

Para a a PM, todos os policiais são considerados “soldados da segurança” (Amanda Viera/JP)

Os policiais militares do 10o BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) fizeram uma solenidade por antecipação, nesta sexta-feira (23), em comemoração ao Dia do Soldado, que é celebrado no domingo, dia 25. A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803. O oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro, e pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento.

Para a carreira na Polícia Militar, o soldado é primeiro posto na instituição, mas para a corporação, até mesmo os oficiais, são considerados como “soldados” na instituição, pois todos têm o mesmo objetivo. São responsáveis pela segurança da população e por zelar pelo cumprimento da lei.

A soldado Mirielle Sarah Barreto, a Sarah, como é conhecida na corporação, atua no Setor de Comunicações do 10o.. Para ela, ser policial foi a realização de seu sonho de criança. Apesar de não ter um policial na família, sempre quis atuar na área de segurança. “Amava filmes de ação e quando uma amiga que é policial me incentivou a prestar o concurso de policial militar temporário em 2008, não perdi a oportunidade. Trabalhei por dois anos no 27º BPM/I em Jáu, onde confirmei a minha paixão pela carreira militar.

 

Soldado Sarah afirma que não há diferenças na PM (Amanda Vieira/JP

 

Ela se sente realizada em realizar o seu trabalho na Comunicação da PM e gosta muito de receber as crianças que visitam a unidade. Faz parte da nossa função na seção de comunicação social fazer a aproximação da sociedade com a PM. Acolhemos as crianças em nosso quartel, mostrando as diferentes formas de atuação da Polícia Militar, ensinando que estamos dispostos a os proteger e defender, dirimindo as dúvidas que surgem”, afirmou Sarah.

Sarah disse ainda que na Polícia Militar não há diferenças. “Todos somos tratados com igualdade e respeito. As mulheres que adentraram as fileiras da corporação se destacam e ganharam seu espaço”, afirmou a polícial.

Sarah deixou a dica para quem quer fazer parte da corporação, pois estão abertas as inscrições para soldado. Todas as informações estão disponíveis no site da Vunesp.

TIRO DE GUERRA

Neste sábado (24), às 9h, o Tiro de Guerra também realizará a solenidade em comemoração ao Dia do Soldado e a entrega das Boinas Verde Oliva. O evento será realizado na sede do TG, na rua Anhanguera, 362, no bairro Morumbi.

Cristiani Azanha

[email protected]

Amanda Vieira/JP

Legenda: Soldado Sarah trabalha na Comunicação da PM