Poeme-se tem apresentação nesta quarta e quinta

cultural Espetáculo é realizado por alunos do Movimentação Cultural com a participação de 300 integrantes. ( Foto: Divulgação)

Poeme-se é o nome do espetáculo que será apresentado no Teatro Municipal “Dr.Losso Netto” hoje, às 20h e amanhã (15), às 14h e 17h. A atração é realizada por alunos do programa Movimentação Cultural, da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e conta com a participação de cerca de 300 integrantes, entre alunos e professores do programa. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro.

Com produção de Washington Poppi e Cristina Gouveia, Poeme-se traz um roteiro baseado em poesias de grandes autores brasileiros como: Ferreira Gullar, Cecília Meirelles, Carlos Drumond de Andrade. O espetáculo envolve danças e canções que remetem à sensibilidade, alegria e atitude com o objetivo de embalar a poesia e a literatura, por meio do teatro, violão, flauta, teclado, dança de salão, danças urbanas, balé e ritmos. “Durante todo o ano os alunos fazem suas aulas e oficinas nos Centros Culturais de seus bairros e no fim de ano eles se unem para apresentar esse espetáculo.Temos alunos de 8 a 80 anos. Ano passado nosso tema foi em comemoração aos 250 anos de Piracicaba, e neste ano escolhemos o Poeme-se por ser atual e trabalhar a questão da literatura e a importância do livro, que vai na contramão da globalização. Nosso objetivo é reforçar a valorização do livro e da leitura. Tínhamos marcado duas sessões, mas como o público quis novos horários, realizaremos três ”, ressaltou Poppi.

A secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, disse que o programa tem demonstrado sua força e vitalidade. “São 13 anos possibilitando as crianças, jovens e adultos, aprendizado e formação cultural”.

PROGRAMA – O Movimentação Cultural, programa da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) tem por finalidade democratizar o acesso da população aos bens culturais, assim como, incentivar a produção da cultura piracicabana. Neste ano, mais de 1.300 pessoas participaram das atividades.

Os Centros Culturais Sebastião da Silva Bueno (Nhô Serra), Izaíra Aparecida Barbosa (Zazá), Antonio Pacheco Ferraz, Hugo Pedro Carradore e Armazém da Cultura Maria Dirce de Almeida Camargo oferecem oficinas de teatro, dança de rua, dança de salão, balé, ritmos, pintura, desenho, violão, flauta, teclado, artesanato e tecelagem.

EXPOSIÇÃO – Entre os dias 12 e 18 de novembro, alunos das oficinas de artesanato, desenho, pintura e tecelagem dos Centros Culturais, realizam exposição de materiais produzidos durante as aulas. A mostra será instalada no Hall do Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”. A visitação poderá ser feita diariamente, das 15h às 20h. Entrada gratuita.

SERVIÇO – Espetáculo Poeme-se no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto” (av. Independência, 277 – Alto). Hoje (14), às 20h e 15/11, às 14h e 17h. Entrada gratuita. Ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro. Informações: (19) 3434-2168.

(Ana Caroline Lopes)