Polícia Militar abre concurso para oficiais com 190 vagas

Inscrições serão até o dia 6 de junho de 2019. (Divulgação/PM)

O concurso de oficiais da Polícia Militar de São Paulo estão com as vagas abertas. A seleção pública abre 190 vagas de nível médio para admissão ao Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Curso de Formação de Oficiais – CFO), com ingresso em 2020.  Os interessados deverão optar por um dos seguintes municípios para realizar as avaliações teóricas: Piracicaba, Campinas, São Paulo, Sorocaba, São José do Rio Preto, Santos, Araçatuba, Presidente Prudente, São José dos Campos, Bauru e Ribeirão Preto.

O candidato também precisa preencher alguns requisitos para ingressar na carreira como ter entre 17 e 30 anos de idade (com exceção de servidores da Polícia Militar de São Paulo), ter estatura mínima de 1,55m, se do sexo feminino, e 1,60m, se do sexo masculino.

O aluno-oficial terá salário inicial de R$ 3.116,76. As inscrições, no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais), deverão ser realizadas somente pela internet, no site www.vunesp.com.br, até às 23h59 do dia 6 de junho de 2019.

O concurso é composto por várias etapas. Entre eleas estão as provas objetiva e discursiva; TAF (Teste de Aptidão Física), exames de saúde, avaliação psicológica, avaliação da conduta social e análise de documentos.

O exame objetivo será aplicado no dia 30 de junho, nos turnos matutino e vespertino. A avaliação terá duração de quatro horas e será composta por 80 questões de múltipla.

A maior parte, 30 questões estão relacionadas com Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e interpretação de texto e Língua Inglesa ou Espanhola). Outras 24 questões vão abordar os conteúdos de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Filosofia, Sociologia e Geografia). Mais 24 delas estarão relacionadas a Matemática e Ciências da Natureza (Matemática, Física, Química e Biologia) e as demais sobre Conhecimentos Específicos (quatro questões): Noções de Administração Pública e Noções Básicas de Informática.

 

Cristiani Azanha