Polícia Militar deve entregar novas viaturas ao Baep amanhã

Batalhão recebeu 265 pistolas da Áustria, após licitação internacional do Governo do Estado. (Foto: Divulgação)

As novas viaturas que serão usadas pelo 10º B a e p ( B a t a l h ã o d e Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar devem chegar à Piracicaba amanhã (7). Estão programadas pelo menos 30 veículos de grande porte, que já foram adesivados com o brasão do Batalhão. Na quinta-feira (3), 245 pistolas Glock da Áustria calibre ponto 40, considerada uma das melhores do mundo, foram entregues pelo Governo do Estado. Atualmente, as armas já são usadas pela polícia dos Estados Unidos e em alguns países da Europa. A previsão é que a inauguração do 10º Baep aconteça no dia 15 de dezembro, no Dia da Polícia Militar.

Recentemente, o comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Érico Hammerschmidt Júnior, informou que o Baep irá atuar como apoio em situações de crise, bem como também incorporar todos os Canis da área de atuação. O Baep terá atuação livre nos 52 municípios atendidos pelo CPI9. Já existe um Canil em atuação em Piracicaba, que hoje é vinculado ao 10º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) de Piracicaba que passará para o Baep, assim como os Canis da região de Sumaré e Rio Claro, que já estão em atuação e em breve nos batalhões de Limeira e Americana.

BRASÃO

O brasão do 10º Baep já foi definido pela instituição (ao lado). De acordo com a PM, traz um um escudo português clássico, partido e cortado, tendo no primeiro campo de goles (vermelho), cor que simboliza a audácia, grandeza e espírito de luta, duas pistolas cruzadas em jalne (ouro), que é o emblema da Polícia Militar. No segundo campo de prata, cor que simboliza a justiça, pureza do ideal, o dever e a lealdade, o escudo do Brasão de Armas da Polícia Militar do Estado de São Paulo. No terceiro campo, em suas cores naturais, vem o rio Piracicaba. Ao centro do brasão, vem um onça-parda, que indica a bravura e a ligeireza da tropa; acima desta, seis estrelas alinhada, representando os Batalhões que compõem o território de atuação do CPI-9 e do 10º BAEP (10º BPM/I, 19º BPM/I, 24º BPM/I, 36º BPM/I, 37º BPM/I e 48º BPM/I). Como timbre, traz um leão com uma lâmina em prata, que é o timbre do Brasão de Armas da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Abaixo do escudo, um listel em goles carregado de caracteres em prata, contendo a legenda “10º Baep”.

Cristiani Azanha
[email protected]