Policiais do 5º DP prendem prende cinco homens durante Operação ‘Ache o Gato’

Materiais apreendidos. (Divulgação/Polícia Civil)

Cinco homens foram presos durante a Operação ‘Ache o Gato’ deflagrada nesta quarta-feira (24), pelos policiais civis do 5o Distrito Policial. A ação visa combater os furtos de energia da rede elétrica da CPFL Paulista.

O delegado Fábio Rizzo de Toledo explicou que por volta das 11h desta quarta, os investigadores da unidade receberam informações dando conta que nos prédios situados na avenida Corcovado tinham ligações clandestinas de energia, popularmente conhecidas como gatos em alguns apartamentos lá existentes. Em dois dos apartamentos averiguados, os investigadores constataram que estavam sem o relógio medidor da CPFL, e que os fios se conectavam diretamente sem qualquer instrumento de medição. Um dos moradores teriam informado que mesmo com as contas pagar as CPFL não teria realizado a religação da energia. O outro suspeito foi abordado e teria informado que sabia da ligação clandestina, mas afirmou que não mais reside no local.

De acordo com a polícia, mais três moradores de outros apartamento checados pela polícia apresentaram a mesma versão. Teriam alegado aos investigadores que “fizeram o gato” na energia elétrica, porque estavam desempregados e não tinham dinheiro para pagar as respectivas contas de energia elétrica.

O delegado estipulou as fianças individuais no valor de R$ 1 mil, mas como não conseguiram efetuar o pagamento, os cinco homens presos foram conduzidos à carceragem anexa ao 1o Distrito Policial, onde ficaram até serem apresentados às respectivas audiências de custódia. Os pedaços de cabos que teriam sido usados para fazer a ligação na rede elétrica foram apreendidos pela polícia.

Cristiani Azanha

crisazanha@jpjornal.com.br