Policial Militar salva vida de bebê engasgado com leite

leite Mãe da criança ligou para o telefone 190. (Foto: Divulgação)

Um atendente do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) salvou a vida de um bebê de 20 dias que estava engasgado com leite, anteontem. A mãe do bebê, que reside em Monte Mor, entrou em contato com a corporação através do telefone 190, que é centralizado no CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior). Ela foi orientada a realizar os procedimentos corretos e o bebê voltou a chorar. Só como prevenção, os familiares procuraram atendimento médico para confirmar a saúde do bebê.

O cabo da Polícia Militar Cássio Eduardo Calixto disse que em seus 25 anos de carreira foi a ocorrência mais importante que atendeu. “A satisfação de conseguir salvar uma vida é algo que a gente não consegue descrever”, disse Calixto.

De acordo com a PM, quando a mãe entrou em contato com o Copom, o bebê engasgado estava em estado cianótico com parada respiratória aparente. O cabo, com muita calma e assertividade, conseguiu orientar mãe, que, por sua vez, conduziu as ações para a avó que estava com o bebê em seu colo, para que fossem realizados os procedimentos de desengasgamento. Em menos de 60 segundos o bebê já com as vias aéreas livres e voltou a chorar.

“A mãe fez o procedimento correto em entrar em contato conosco, pois de acordo com a situação que havia nos informado anteriormente, que seu filho aparentemente não estava respirando e que estaria ficando com o corpo roxo, possivelmente não conseguiria chegar a tempo ao hospital”, disse o policial. Segundo ele, durante as primeiras informações, o policial agiliza o cadastramento para o deslocamento quase que imediato das equipes de resgate do Corpo de Bombeiros ou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

(Cristiani Azanha)