População reclama de acúmulo de lixo na praça Takaki

Apesar de a prefeitura informar que o lixo foi recolhido, ontem de manhã, contêiner ainda estava “lotado” (Foto: Amanda Vieira/JP)

Comerciantes e moradores vizinhos à praça Takaki, no bairro Paulista, reclamam da situação da área de lazer que, segundo eles, está um “lixão a céu aberto”. Além da caçamba existente no local, a calçada da praça está tomada de sacos de lixo doméstico.

Segundo as reclamações, desde a última sexta-feira (15), o lixo não é coletado no local e durante o feriado prolongado o acúmulo de dejetos aumentou.

A aposentada Maria de Lourdes das Neves, que mora na região, disse que a situação fica pior quando os cães rasgam os sacos e espalham o lixo pela praça e calçadas.

Nas redes sociais, comerciantes postaram fotos mostrando a situação e cobrando medidas da administração municipal. Modesto Fedozzi postou em sua página no Facebook fotos e reclamou que a caçamba está enferrujada, furada e com vazamento. Ele classificou o cenário como “um lixão a céu aberto”. Em seu post, outros internautas criticaram a situação e pediram providências.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) disse que a situação de abandono da praça não se resume à questão lixo. Segundo ele, “falta limpeza e corte de mato”.

A Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) informou ontem que entrou em contato com a empresa Piracicaba Ambiental – responsável pela coleta – que informou que a reclamação não procede. Segundo a empresa, o recolhimento dos resíduos da praça Takaki está normal de acordo com o plano. A Ambiental informou, ainda, que coleta de lixo doméstico acontece às segundas, quartas e sextas-feiras no período noturno, portanto deveria ser recolhido ontem à noite.

A empresa informou também que existe um contêiner instalado para atender o pedido dos comerciantes.

Segundo a concessionária, o problema não é a falha na coleta mas sim, o volume. Outro problema apontado pela empresa é que o lixo deve ser colocado próximo ao horário de recolhimento.

Beto Silva

[email protected]