Porquinhos da Índia são ótimos animais de estimação

Além de delicados, estes peludos roedores têm cuidados diferentes de cães e gatos. (Foto: Fotos: Divulgação)

Cães e gatos são os clássicos bichos de estimação amados pelos humanos, entretanto, existe um leque de outros pets que são domesticados e que também podem ser parte integrante da família. Os pequenos e ‘charmosos’ porquinhos da índia são um exemplo.

Mesmo com um nome contraditório, pois não são nem porquinhos e nem vieram da Índia, esses carinhosos roedores são originários da América do Sul.

Acredita-se que o nome ‘porquinho da Índia’ surgiu na época das grandes navegações portuguesas e espanholas à caminho das índias, e que resultou em um nome geograficamente errado.

Apesar de o descobrimento desses animais não ser recente, muitas coisas sobre eles ainda são duvidosas, principalmente, quando o assunto é a saúde desses roedores.

De acordo com a veterinária especializada em animais exóticos e pets não convencionais, Nathalia Sant’Anna, os porquinhos são animais mais estressados que os gatos e cães, por serem naturalmente presas no mundo animal. Porém, se viverem em ambiente saudável tornam-se mais tranquilos e seguros.

Alimentação

Esses roedores são estritamente herbívoros, ou seja, se alimentam de folhas e frutos. A dieta ideal é alimentá-los com capim para poder degastar os dentes que, constantemente crescem, além de frutas com pouco açúcar e vegetais. Rações e petiscos saudáveis como ervas e flores podem ser dados também.

“Esses animais comem o dia todo, e com isso, têm o funcionamento gastrointestinal intenso”, explica Nathalia ao dizer ainda que “uma alimentação errada em um ambiente inadequado pode desencadear uma série de problemas de saúde aos porquinhos da índia”.

A veterinária ressalta também a importância de uma visita clínica ao adquirir um porquinho, pois cada espécie tem um cardápio diferente de restrições.

Saúde

Por comerem o dia todo, os Porquinhos da Índia, também defecam muito, então a limpeza recorrente dos locais onde o animal fica é importante para evitar doenças.

Não existem vacinações próprias para este tipo de animal, por isso se for vacinado, o animal pode sofrer um choque anafilático podendo levá-lo a morte.

De acordo com Nathalia, raiva e outras doenças que podem acometer outros animais domésticos como cães e gatos podem acontecer com os roedores, por isso é importante o cuidado. “As principais infecções que os porquinhos da índia são acometidos são problemas odontológicos e infecções urinárias e dermatopatias (doença que afeta o pelo e pele)”.

Ela também recomenda a ida ao médico veterinário uma vez ao ano, para um check-up em que se realizam exames físico, de sangue e de imagem (raio-x e ultrassom).

Larissa Anunciato
[email protected]