Postos de saúde de São Paulo vacinarão amanhã contra pólio e sarampo

Postos de saúde de São Paulo vacinarão amanhã contra pólio e sarampo
Fonte: Agência Brasil

A vacinação contra poliomielite e sarampo será feita até este sábado (1º) na cidade de São Paulo, que não alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

A campanha, que começou no último dia 4 e terminaria hoje (31), imunizou 80% das crianças para poliomielite e 79,3% contra sarampo, vacina que também protege contra caxumba e rubéola. Os percentuais, porém, estão abaixo da meta de 95%.

Cerca de 90 postos de saúde do município estarão de plantão amanhã. Os endereços das unidades básicas e os horários de funcionamento podem ser conferidos pelo site.

Devem ser vacinadas crianças maiores de um ano e menores de cinco anos de idade. Basta levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Podem receber uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), crianças que não tenham se vacinado nos últimos 30 dias.

As crianças que nunca tomaram a vacina contra poliomielite recebem a Vacina Inativada Poliomielite. Aquelas que já tomaram uma ou mais doses receberão a gotinha da Vacina Oral Poliomielite.

Números

A busca ativa, em que equipes de saúde visitaram as escolas orientando sobre a importância da vacinação, contabilizou 37.196 mil crianças vacinadas, sendo 35,8% imunizadas no período da campanha.

Foram aplicadas 3.758 doses da vacina de poliomielite e 3.737 contra sarampo em crianças com autorização dos pais e responsáveis.

No estado de São Paulo, mais de 563,8 mil crianças ainda não foram vacinadas, segundo o Ministério da Saúde.

Em todo o país, a cobertura foi de 76,1%, o que significa que 2,6 milhões de crianças ainda precisam ser vacinadas. No Brasil, foram aplicadas mais de 17 milhões de doses das vacinas.

Postos de saúde de São Paulo vacinarão amanhã contra pólio e sarampo