Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 5)

Piracicaba terá 15 novas câmeras espalhadas por diversos pontos

25 de novembro de 2019

A Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) está instalando 15 novas câmeras de videomonitoramento em diversos pontos da cidade. A previsão é que no final desse mês todas já estejam funcionando, com as imagens transmitidas em tempo real na CIM (Central Integrada de Monitoramento), que está sendo ajustada e funcionará no 2º andar do Centro Cívico. Os equipamentos estão sendo instalados em postes de 15 metros de altura.

Os locais que receberão as novas câmeras são as vias com maior movimento, como no cruzamento das avenidas Limeira com Mons Martinho Salgot; avenida Primeiro de Agosto (próximo ao Viaduto João Carmignani); avenida Centenário, próximo à rua Liberato de Macedo; cruzamento das avenidas Luciano Guidotti com Antonio Fazanaro; avenida Armando de Salles Oliveira com avenida Torquato da Silva Leitão; rotatória das avenidas Piracicamirim com Professor Alberto Vollet Sachs; avenida Independência com rua Treze de Maio; viaduto do cruzamento das avenidas 31 de Março com Luciano Guidotti; avenida Dr Paulo de Moraes com rua da Glória; avenida Dona Francisca com rua Jerônimo Gallo; sobre o Prédio do Centro Cívico; avenidas Corcovado com Euclides Figueiredo; avenida Independência com rua XV de Novembro; avenida Armando de Salles Oliveira com rua Regente Feijó e cruzamento das avenidas 31 de Março com Independência.

As imagens das novas câmeras serão transmitidas em tempo real para a Central Integrada de Monitoramento, onde poderão ser vistas 24 horas pelos agentes de trânsito que fazem a operação da Central Semafórica e também por todos os órgãos que trabalham diretamente com segurança, juntando-se às câmeras operadas pela Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico).

Os agentes de trânsito que operam a central semafórica poderão alterar os tempos dos semáforos quando houver necessidade e também avisar a GC, Polícia Militar e agentes de trânsito quando houver algum acidente.

O secretário da Semuttran, Jorge Akira, explicou que essa tecnologia tem como finalidade a segurança e a organização do trânsito urbano, além da garantia da segurança dos munícipes e usuários do trânsito – com a redução dos congestionamentos, geração de informações on-line e estatísticas. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar poderão partilhar as imagens obtidas.

Segundo o secretário, já está em funcionamento um PMV (Painel de Mensagem Variável), que é utilizado para informar se há algum desvio ou operação, onde o motorista necessite ser avisado com antecedência, além de uma unidade móvel de monitoramento, com câmera localizada num extensor do veículo, e operador para auxiliar no monitoramento de grandes eventos.

Akira afirma que todos esses investimentos resultarão em um melhor planejamento do tráfego, detecção de ocorrências de trânsito, redução de acidentes, maior qualidade e agilidade da fiscalização.