Praça no centro das discussões dos vereadores

“Existe diferença entre parques lineares, praças de bairro e praças de área central”, afirmou a vereadora Nancy Thame. (foto: Claudinho Coradini/JP)

A praça José Bonifácio, na região central de Piracicaba, foi o centro das discussões durante a sessão da Câmara de Vereadores na última segunda-feira (2). O debate em torno da reforma da área dominou as atividades legislativas durante a reunião. A partir do requerimento da vereadora Nancy Thame (PSDB), aprovado em regime de urgência, o assunto foi discutido por seis parlamentares. A autora do documento apresentou um panorama histórico da praça e defendeu uma definição mais conceitual em torno das intervenções do espaço.

Existe diferença entre parques lineares, praças de bairro e praças de área central, que, neste caso, é para toda a população”, disse a parlamentar. No requerimento, ela pede detalhes especialmente sobre a derrubada da fonte luminosa.

Presidente do Fórum Permanente em Defesa da Praça José Bonifácio, o vereador Lair Braga (SD) destacou que, apesar de ouvir diversas críticas em torno da reforma do espaço, ele entende que algumas decisões, como a demolição da fonte luminosa, foram por conta de que estava sem uso há cinco anos, tornando o local como criadouro do mosquito da dengue, da chikungunya e da zika, entre outros problemas.

Já o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) defendeu a reforma e lembrou que, não fosse a falta de dinheiro por conta da crise econômica no País, o prefeito teria dinheiro para fazer uma reforma mais ampla.

SEGURANÇA

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) criticou a derrubada da base da Guarda Civil Municipal. “Foi citado aqui que os roubos na área central cresceram, tenho certeza que a falta deste espaço influenciou”, disse. O parlamentar também rebateu o que definiu como “falta de prioridade” do Executivo. “Tem que definir prioridades, a praça recebe cerca de 150 mil pessoas em apenas um mês”, disse.

A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), e o vereador Pedro Kawai (PSDB) foram na mesma linha e defenderam o direito da autora do requerimento em saber os detalhes. “São muitas questões que temos que discutir sobre a Praça José Bonifácio, algumas delas eu já levei em diversas reuniões, por isso é importante que tenhamos informações para embasar estas discussões”, disse. Kawai enalteceu o debate democrático.

É importante saber o que está acontecendo no Município, por isso é fundamental usar os instrumentos que temos, como os requerimentos, para poder solicitar mais informações”, disse.

Beto Silva
[email protected] Silva