Prefeito autoriza início de melhorias na praça José Bonifácio

Primeira etapa começa com poda de galhos de árvores da praça e no entorno (Foto: Claudinho Coradini/JP) Primeira etapa começa com poda de galhos de árvores da praça e no entorno (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O prefeito Barjas Negri (PSDB) autorizou o início imediato de serviços de melhorias na Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba. Os trabalhos compreendem paisagismo, manutenção na iluminação pública, reformas pontuais, amplo serviço de limpeza, especialmente para remoção do dejeto de aves, além da total reformulação do piso da praça.

Os trabalhos foram iniciados na manhã desta quarta-feira (27), por meio de uma força-tarefa encarregada pela poda de galhos das árvores situadas na praça e entorno. A equipe é composta por 22 homens, quatro caminhões e uma máquina trituradora de galhos. Todos os trabalhos são acompanhados por um técnico da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) que orienta a execução das podas por funcionários da Engemaia, empresa terceirizada responsável por trabalhos desta natureza.

Nesta etapa, as equipes estão removendo galhos que obstruem os postes de iluminação a fim de viabilizar uma melhor luminosidade das áreas, bem como suprimem galhos que apresentem riscos de quedas. Nenhuma árvore será suprimida.

Após o corte, toda a vegetação (folhagens, galhos e arbustos) é triturada para, posteriormente, ser utilizada como matéria prima na produção de compostagem empregada como adubo no Viveiro Municipal. Paralelamente, uma máquina, comandada por um servidor, realiza a varrição automatizada da praça, assegurando assim o livre fluxo de pedestres, instantes após a remoção dos galhos.

“O serviço que começou nesta terça-feira atende ao pedido de diversas pessoas que reconhecem na Praça José Bonifácio um local de protagonismo histórico e, até hoje, altamente relevante para o comércio e lazer. Aos poucos, queremos recuperá-la e revitalizá-la, deixando a altura de sua importância para Piracicaba”, disse o prefeito Barjas Negri.