Prefeitura envia 24 servidores ao Conselho

A prefeitura garantiu ontem que destinará até 24 funcionários para resolver o problema de atendimento prestado pelos Conselhos Tutelares de Piracicaba. Após a publicação de reportagem no JP sobre as dificuldades enfrentadas pelo órgão, o secretário de Administração, Erotides Gil Bosshard, enviou nota para esclarecer o assunto. “Na semana passada, em reunião no gabinete do prefeito (Barjas Negri), foi definido que a Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) vai contar com mais 24 servidores em seus quadros, com o que certamente solucionará os problemas levantados”, informou o secretário.
 
De acordo com os conselheiros tutelares ouvidos pela reportagem, após os cortes de funcionários ao órgão, as dificuldades nos atendimentos só cresceram e, mesmo após duas reuniões com a prefeitura uma em dezembro e outra em fevereiro novas contratações ficaram na promessa. “A situação está ficando insustentável tendo em vista a demora para conseguir atender todas as denúncias que, antes do corte dos funcionários, eram sanadas em até uma semana, e hoje demoram entre 30 e 40 dias”, reclamaram a coordenadora do centro, Zélia dos Reis, e os conselheiros Miulaine Cardoso e Carlos Martins.
 
Segundo Erotides Gil, a vigência do novo Marco Regulatório federal obrigou os municípios a não firmar novos convênios com entidades sociais para a contratação de servidores. “Diferente da atividade privada, a seleção de novos funcionários do setor público é feito mediante concurso. Esse processo não se realiza imediatamente e há casos de concursos que entre a identificação da necessidade de pessoal e a contratação decorre mais de um semestre”, explicou.
 
Além disso, o secretário enfatizou que em nenhum momento o prefeito “fechou os olhos para sanar a falta de servidor alegada pelos conselheiros”. Erotides Gil lembrou que a sua pasta é responsável pelos concursos públicos de pessoal e contratação. “Não houve uma semana sequer que o prefeito não tenha cobrado mais agilidade no processo”, ressaltou. Também foi disponibilizado um motorista aos dois Conselhos, sendo exclusivo para o período da manhã em um Conselho e à tarde em outro.