Prefeitura faz acolhimento no frio

Moradores de rua e migrantes poderão procurar também pelo Albergue Noturno neste período. (foto: Amanda Vieira/JP)

A equipe da Smads ( Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) amplia a atuação nos serviços direcionados para a população em situação de rua nestes dias frios. 

Desde a queda das temperaturas, o Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) intensificou a abordagem às pessoas, explanando para elas os locais onde é possível o pernoite, realização de refeição e para tomar um banho. Durante a abordagem, a equipe do Seas reforça a existência da Casa de Passagem e do Albergue Noturno, destinados ao pernoite de pessoas em situação de rua e a migrantes, respectivamente. 

A secretaria informou que há um boato com a informação de que um Ginásio da cidade vai acolher pessoas em situação de rua .A notícia está circulando nas redes sociais e é falsa.

Aliado aos serviços já existentes em Piracicaba, a Smads vai intensificar suas ações para que ninguém fique na rua, conforme explica Eliete Nunes, titular da Smads. “O que a Prefeitura quer é que todo mundo esteja acolhido, num lugar quentinho, com cobertor, tomando banho, comendo, pra que a gente não tenha nenhum prejuízo a integridade física e psicológica destas pessoas. Por isso, nestes dias mais frios, incrementaremos esta ação, disponibilizando mais um veículo para reforçar o trabalho do Seas e levar estas pessoas para estes dois locais.”

O Seas é o serviço de abordagem, que conta com equipe técnica especializada em identificar a presença de pessoas em situação de rua no município e ofertar serviços da rede da assistência social e demais políticas públicas. O serviço é realizado de 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h30, aos sábados e domingos das 9h às 18h. O Centro Pop atende este público, ofertando acolhida, higiene pessoal, alimentação, escuta qualificada, atendimento psicossocial, encaminhamentos para a rede de assistência social e demais políticas públicas, inclusão no CadÚnico e documentação. Funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O NAS é um serviço de acolhimento institucional de adultos, que acolhe provisoriamente pessoas, de ambos os sexos, de 18 a 59 anos. As pessoas que são acolhidas no NAS são encaminhadas pelo Centro POP.

A Casa de Passagem e o Albergue Noturno são locais de pernoite de pessoas em situação rua, sendo que a primeira acolhe pessoas em situação de rua que morem em Piracicaba ou tenham algum vínculo com a cidade e o segundo acolhe trecheiros, itinerantes migrantes ou imigrantes. A Casa de Passagem funciona das 19h às 7h e o Albergue, das 19h às 6h.

Da Redação