Prefeitura inicia obras de drenagem no Cantagalo

obras Obra também terá calçada em concreto. (Foto: Divulgação /JP)

A comunidade Cantagalo, região do bairro São Jorge, receberá melhorias na rede de drenagem entre as ruas Estrela, Copo de Leite e Maristela. O serviço, realizado pela Prefeitura, consiste na implantação de mais de 100 metros de rede e uma calçada em concreto sobre a vala existente nesse local, para evitar a erosão.

A obra, conforme o prefeito Barjas Negri, vai facilitar o escoamento superficial da água despejada no local. “Esse trecho receberá tubulação, deixando o local livre de empoçamento. O local também receberá piso em concreto”, disse Barjas.

O secretário de Obras, Vlamir Schiavuzzo, explicou que a Prefeitura tem investido em melhorias em diversas comunidades da cidade e atende agora uma solicitação antiga dos moradores da Cantagalo. “A canalização desse trecho é importante para evitar a erosão que prejudicava as residências, além de melhorar condições para os moradores transitarem na comunidade”, explicou o secretário.

O investimento municipal é de R$ 108 mil, com prazo de 60 dias para execução. A Pontuali Construtora e Engenharia Eireli é responsável pela obra.
No ano passado, a Prefeitura concluiu a construção de uma escada na comunidade, entre as ruas Saturno e Patriotas. A construção foi realizada pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento). A estrutura tem dois patamares: o primeiro com 13 degraus e o segundo com 20. A escada tem 1,50 metro de largura e é composta por cerca de 400 blocos e 2m¯ de concreto. A construção dá mais segurança para os moradores que antes utilizavam uma passagem íngreme e de terra.

URBANIZAÇÃO — O processo de urbanização da Cantagalo foi iniciado em 2007, na primeira gestão do prefeito Barjas Negri. Dividido em quatro etapas, contemplaram instalação de redes de águas e esgoto, iluminação pública, arruamento das vias do núcleo, instalação de área de lazer, equipamentos sociais, galerias pluviais, construção de guias e sarjetas e pavimentação de ruas.

Para atender a comunidade, a Prefeitura, ao longo dos anos, implantou a Escola Municipal Professora Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso.

(Da Redação)