Prefeitura investe R$ 1 milhão em pacote de obras viárias

buraco Rotatória da Caterpillar é um dos trechos atendidos. (Justino Lucente)

O prefeito Barjas Negri (PSDB) assinou contrato para a execução de melhorias e remodelações viárias em 20 pontos de Piracicaba, que incluem avenidas e ruas, com investimento de R$ 1 milhão. A empresa responsável pelas obras é a Projecon Projetos e Construção Civil.

De acordo com Barjas, as obras contemplam ruas e avenidas em bairros como Sol Nascente, Piracicamirim, Vila Independência, Água Branca, Algodoal, Cecap e no distrito industrial Unileste, entre outros. “São pequenas remodelações que visam a segurança de motoristas e pedestres, além da fluidez no trânsito. Todas as melhorias incluem sinalização horizontal, vertical e, em alguns pontos, a semafórica também ”, explicou Barjas.
As obras do pacote contemplam instalação de rotatórias em ruas/avenidas, melhorias no passeio, acessibilidade, interligação de vias, drenagem e instalação de semáforos.

ACIDENTES—“Além das alterações de geometria, que proporcionam maior fluidez, utilizamos as estatísticas para realizar pequenas intervenções em locais com maior índice de acidentes. Estas várias pequenas ações têm contribuído para diminuição de acidentes no trânsito de veículos e pedestres”, ressaltou, em nota, o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.

EXEMPLOS—No Sol Nascente será realizada a remodelação viária entre as avenidas Franco da Rocha e ruas Domingos Galese e Pedro Perin, com aberturas no canteiro central para instalação de rotatórias, além de melhoria no passeio com acessibilidade. Nesse ponto as obras já começaram.

No Unileste, será feita uma remodelação viária na rua Antônio Medina, em frente à Caterpillar, com melhorias no sistema viário, passeio com acessibilidade e realocação do abrigo de ônibus. O projeto foi discutido com a empresa para aumentar a segurança dos mais de 3,4 mil funcionários.

O pacote contempla também a implantação de faixas elevadas para acessibilidade, em locais próximos a escolas e parques, como em frente à Escola Coopep, Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti, Escola Municipal Pedro Baron, Escola Municipal Professor Ermelinda Adorno, Escola Municipal Professora Vilma Leone Dal Pogeto, rua Sud Menucci (ao lado da Estação Paulista), Escola Municipal Professora Olivia de Almeida Carvalho Feres Pombeva, rua Doutor Jorge Augusto da Silveira, ao lado da área de lazer do Piracicamirim, e rua Baroneza Dona Rita e avenida Brasília, em frente à Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) Piracicaba.

(Da Redação)