Prefeitura manda demolir base da Guarda na Praça José Bonifácio

Viatura substituirá base e permanecerá na José Bonifácio. (Foto: Claudinho Coradini / JP)

Logo após as comemorações do aniversário de 252 anos de Piracicaba, a prefeitura determinou ontem a demolição da base a Guarda Civil Municipal localizada na praça José Bonifácio, no Centro da cidade. A decisão causou estranheza e não passou despercebida na Câmara de Vereadores.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) disse que vai apresentar um requerimento questionando a administração municipal obre o risco à segurança da população, que pode ser correr com a medida. De acordo com o parlamentar, há grande necessidade de um serviço fixo de segurança na região, devido ao grande fluxo de pessoas que frequentam o comércio, os bancos e as igrejas.

“É inaceitável a demolição do posto da Guarda Civil na praça central, um absurdo desta administração do prefeito Barjas Negri”, reclamou.

Ele lembrou que o mesmo ocorreu em Santa Teresinha e, apesar de o prefeito ter prometido outra unidade no local, a base nunca foi instalada. “Imagino como ficará a questão da segurança à noite na praça. Seria essa a reforma prometida? Por que não melhorou a base atual, colocando banheiros e vidros blindados?”, questionou.

Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura informou que o posto será desativado porque o Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) orientou a administração de que o local, hoje, não atende mais às condições necessárias de trabalho para os funcionários (guardas).

“Por exemplo, o posto não possui sanitário e, mesmo com ar condicionado, é quente. Adaptações seriam necessárias para manter o posto, mas a Praça José Bonifácio é tombada e as obras modificariam o local e teriam de ser apravadas pelo órgãos de defesa do patrimônio. Então, optou-se pela desativação e por manter ali uma base móvel da Guarda Civil para atender a população e realizar o policiamento do local”, traz a nota.

A assessoria de imprensa confirmou que uma viatura da Guarda ficará na praça.

 

Beto Silva
[email protected]