Prefeitura realiza mutirão da saúde no CEM

prefeitura Pacientes realização exames oftalmológicos. ( Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza mutirão hoje (10) a partir das 7h, no CEM (Centro de Especialidades Médicas), localizado atrás do Mercado Municipal. Mais de 500 pessoas devem ser atendidas em áreas diversas. Os pacientes foram selecionados pela Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS). Cerca de 300 pessoas passarão pela avaliação de oftalmologistas e, se necessário, serão encaminhadas para cirurgia de catarata. Outras 200 serão atendidas nas seguintes especialidades: gastroenterologia (50), ortopedia (50), dermatologia (50) e urologia (50).

Centrus também programou mutirão na área de ultrassonografia para 60 pessoas, no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), na avenida Independência, 2600/2626. O coordenador da Centrus, Reginaldo Luiz de Oliveira, informou que os pacientes que serão atendidos hoje, fizeram agendamento prévio pela Central.

0
De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Mello, os mutirões agilizam o atendimento ao público e facilitam a agenda de pessoas que têm dificuldades para ir a consultas na rede pública durante a semana, por motivo de trabalho. ‘Os mutirões fazem parte da estratégia do governo municipal para dar vazão ao atendimento em saúde e garantir boa qualidade no sistema, em prol da população que mais precisa do SUS‘, explica.

BALANÇO — De janeiro deste ano até novembro, 5.910 pacientes passaram pelos médicos do CEM em mutirões promovidos pela Secretaria de Saúde, em diversas especialidades. Outros 1.200 fizeram ultrassons no CDI. Para participar dessas ações aos sábados, a Centrus seleciona, avalia e separa os pacientes conforme prioridade médica. O objetivo é reduzir a fila de espera para consultas e exames.

(Da Redação)