Prefeitura testa botoeira sonora em frente à sede da Avistar

prefeitura Em fase de teste,botoeira atende resolução do Contran. ( Foto: Divulgação)

A Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), instalou semáforo com botoeira sonora na avenida Antonia Pazinato Sturion, em frente à sede da Avistar (Associação de Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba). A botoeira atende a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de outubro de 2017, que estabelece padrões e critérios para sinalização semafórica com sinal sonoro para pedestres com deficiência visual. Piracicaba é a primeira cidade do Brasil a implantar este equipamento com as novas exigências.

De acordo com dados do Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), baseados no último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Piracicaba possui, hoje, mais de 55 mil pessoas com algum tipo de deficiência visual. “O equipamento está em testes e, se aprovado, será instalado em outros pontos”, ressalta o prefeito Barjas Negri (PSDB).

O equipamento começou a funcionar no dia 20 de setembro e deve substituir os semáforos sonoros existentes. Uma das principais mudanças é a identificação dos equipamentos com sinalização em braile e alerta com mensagem verbal de indicação para orientar o pedestre.

A data limite para os órgãos de trânsito se adequarem à resolução do Contran é 1º de janeiro de 2020.

( Da Redação)