Prefeitura vai construir mais 118 ossários em cemitério

Até o momento, a Prefeitura já construiu 240 lóculos no Cemitério da Vila. (Foto: Amanda Vieira/JP)

A Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) assinou novo contrato para a construção de mais 118 lóculos (ossários) no Cemitério da Vila Rezende. Por meio de um sistema de gavetas, os lóculos são jazigos elevados e a sua arquitetura oferece um visual mais agradável, otimizando a utilização dos espaços nos cemitérios e minimizando custos em cerca de 70%.

Até o momento, a Prefeitura já construiu 240 lóculos no Cemitério da Vila. Este modelo de cemitério vertical é uma alternativa já que, além de prático e funcional para sepultamento, oferece uma opção para os sérios problemas como a falta de novas áreas para expansão dos cemitérios, segundo informa a Sedema, responsável pela gestão dos cemitérios.

A redução da capacidade dos cemitérios brasileiros e a falta de espaço nas cidades para a construção de novos, de acordo com as legislações ambientais – Cetesb L 1.040/99, Conama 335/03, 368/06 e 402/08 – tem sido um grande desafio para os gestores. “Em Piracicaba, a Prefeitura deu um grande avanço ao implantar esse sistema de lóculos, mais moderno e ecologicamente correto”, avalia José Otávio Menten, secretário de Defesa do Meio Ambiente.

A construção desses novos lóculos devem começar a partir da próxima semana pela empresa MG Empreiteira e Construtora Ltda., vencedora da licitação. A conclusão deve acontecer em 120 dias.

Da Redação