Previsão de arrecadação de IPVA da cidade é superior a R$ 165 milhões

Frota tributável é de 187.719 veículos em Piracicaba (Crédito: Claudinho Coradini)

Passada a euforia da virada de ano, débitos com impostos estão nas despesas de muitos contribuintes. Nesta quinta-feira (10), vence o prazo para o pagamento integral, com desconto de 3%, ou do parcelamento em três vezes do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2019 para os que têm final de placa 2. Neste ano, a previsão de arrecadação do IPVA em Piracicaba, segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, é de R$ 165.052.961 para a frota tributável de 187.719 veículos no município.

Os contribuintes devem ficar atentos às datas de vencimento para aproveitar o abatimento e regularizar o imposto. De olho na data, a estudante Ana Paula, 39, e o marido dela, o encarregado de operações Leandro Malagoli, 43, decidiram aproveitar o desconto. “Temos um Honda City 2010 e para aproveitar o desconto, vamos ter que apertar o nosso orçamento”, contam.

Segundo a Secretaria da Fazenda, a quitação pode ser de três formas: em janeiro, à vista com desconto de 3%; fevereiro, à vista sem desconto ou em três parcelas, de janeiro a março, de acordo com a data de vencimento da placa. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), e realizar o recolhimento do IPVA 2019.

Ao fazer o pagamento, orienta a Secretaria, o contribuinte deve utilizar os terminais de autoatendimento, os guichês de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

CALENDÁRIO

Conforme o calendário de vencimento do IPVA 2019, proprietários de automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares devem pagar a primeira parcela ou cota única com desconto, em janeiro, nos seguintes vencimentos, conforme o final da placa: dia 11 (final 3); dia 14 (final 4); dia 15 (final 5); dia 16 (final 6); dia 17 (final 7); dia 18 (final 8); dia 21 (final 9) e dia 22 (final 0).

LICENCIAMENTO

A Secretaria da Fazenda ressalta que, para antecipar o licenciamento anual, deverão ser quitados integralmente todos os débitos que recaiam sobre o veículo, compreendendo o IPVA, a taxa de licenciamento, o prêmio do Seguro DPVAT e, se for o caso, multas de trânsito.

(Eliana Teixeira)