Primeiro parklet licenciado de Piracicaba é instalado

prefeitura O parklet é montado na calçada e precisa de autorização. (Foto: Divulgação/ Prefeitura )

Com o objetivo de fomentar o comércio da cidade e oferecer uma nova opção de lazer, a Prefeitura de Piracicaba acaba de autorizar a instalação do primeiro parklet no município. O parklet é uma extensão da calçada, montada sobre uma ou mais vagas de veículos e é instalado em frente ao estabelecimento permissionário. O primeiro parklet pertence a um restaurante situado na rua Dona Eugênia, no São Dimas e ocupa o espaço de duas vagas. A instalação está em conformidade com a legislação municipal específica para esta finalidade.

O decreto nº 17.317 que normatiza a instalação dos parklets na cidade foi publicado em dezembro pelo prefeito Barjas Negri (PSDB), com orientações e o regimento para a permissão de uso dos equipamentos na cidade. De acordo com Barjas o objetivo é incentivar o uso coletivo do espaço público e integra as pessoas ao comércio. “Estas novas estruturas devem e melhorar o convívio social e seguem todas as diretrizes de segurança. Piracicaba é uma cidade com diversas áreas públicas, e essa novidade vai permitir ampliar os espaços de lazer”, disse. Segundo o prefeito, a partir da instalação deste primeiro parklet, a tendência é que outros empresários iniciem o processo de autorização de instalação de novas estruturas pela cidade. “Por experiência, acreditamos que agora, após a instalação do primeiro no São Dimas, os empresários se inspirem e outras estruturas devam, a partir de agora, a surgir por diversas regiões”, afirmou.

Para Alessandro Severi Samieli, proprietário do estabelecimento detentor do primeiro parklet licenciado, todo processo de licença para instalação transcorreu de forma ágil na prefeitura. “Foi muito tranquilo pois apresentamos um projeto muito bem elaborado e de acordo com o que determina o decreto. Os prazos também foram respeitados e a equipe da prefeitura foi muito clara e atenciosa”, disse. Após a inauguração, prevista para a próxima semana, o empresário acredita que o parklet represente um aumento de cerca de 30% no fluxo de clientes em seu restaurante.

(Da Redação)