Professor ganha homenagem de Fernando Veríssimo

Famoso escritor brasileiro faz prefácio a Camilo Riani, que lança seu próximo livro em 2020. (foto: Divulgação)

O artista e professor da Unimep, Camilo Riani, é homenageado pelo escritor Luís Fernando Veríssimo em prefácio escrito para o novo livro de Riani, com lançamento previsto para 2020. “Ainda custo a acreditar, cada vez que leio este texto tão carinhoso que recebi do ícone da literatura. E sempre penso: ‘só pode ser piada’”, brinca o artista.

“O Camilo Riani está no ramo de dar sentido ao mundo. Usa todas as técnicas e todos os recursos da arte para acrescentar à vida o que lhe falta”, diz o texto da homenagem, entitulado ‘PREFÁCI L F V’, em referência à assinatura de Veríssimo (LFV).

Camilo conta que conheceu o escritor em uma de suas premiações. “Tudo começou há mais de vinte anos, quando ele integrou um júri que concedeu uma de minhas primeiras premiações internacionais como caricaturista”, relembra. “Após aquela premiação ocorreram diversos desdobramentos, como papos marcantes nos Salões de Piracicaba, na Unimep, em entrevistas e nas trocas artísticas. Tudo regado ao melhor do bom-humor, apesar da famosa timidez do Veríssimo e de minha verborragia de sempre”.

O livro é resultado dos estudos de Doutorado e Pós-Doutorado de Camilo Riani, orientado por César Donizetti Pereira Leite. A produção é caracterizada dentro do segmento “livro de arte”, e conta com a presença de pinturas, caricaturas e composições visuais criadas pelo artista com base nas teorias de grandes pensadores mundiais, como Foucault, Deleuze e Nietzsche.

O ARTISTA

Camilo Riani nasceu em 1965 em Rio Claro, décimo filho de treze irmãos.

Artista plástico, caricaturista, pesquisador e ilustrador, Riani conquistou mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais em suas áreas de atuação, além de ter seus trabalhos publicados pelos maiores veículos de comunicação do país, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Veja, Elle, Le Monde Diplomatique, Marie Claire e o O Pasquim 21.

Camilo já tem outro livro lançado, ‘Tá rindo do quê?’, resultado de sua dissertação de mestrado, e também foi o ilustrador da obra “Dom Quixote para Crianças”, de Monteiro Lobato, publicada pela editora Globo.

Mariana Requena
[email protected]