Professor lança livro sobre a importância das ferrovias

Professor Vitor Vencosvsky lança livro no sábado (14) (Foto: Amanda Vieira/JP)

O professor do curso de logística, Vitor Pires Vencovsky, fará o lançamento no próximo sábado,14, do seu primeiro livro ‘Ferrovia e Sociedade’ às 10h no IBA (Instituto Beatriz Algodoal). A obra é a junção dos trabalhos de mestrado e doutorado do professor, pela Unicamp (Universidade de Campinas).

Como o nome do livro insinua, o conteúdo do texto aborda sobre diversos tipos de questões que envolvem trens e metros, os trilhos abandonados, ou como ele chama em seu livro “dormentes”, os materiais que os veículos ferroviários levam, com gráficos e mapas das regiões do Brasil e de outros lugares do mundo e assim fazer inclusive uma comparação. Entretanto o livro vai além de uma narrativa de estudos teóricos e geográficos dos trens e discute o papel que este sistema exerceu e exerce na contribuição do serviço público para a sociedade.

A leitura, apesar de ser específica a um assunto, ela não utiliza de uma escrita completamente científica e contém artigos que escritor publicou em jornais.

“A ideia é criar debates, provocar questões e opiniões do leitor. O livro fala por ele mesmo”, conta o escritor Vitor Pires Vencovsky. O livro também é uma homenagem ao grupo que o autor participou de mesmo nome da obra e que questionavam os benefícios e como estão sendo aplicado esse meio de transporte em prol a sociedade. Vi

Ao longo do texto Vitor analisa que os planos ferroviários esquecidos ou sucateados e de acordo com ele concluí o quão deficiente é a administração de projetos. “Elaborar muitos planos para o mesmo projeto, a meu ver, significa que não possuí um bom plano”, comenta Vitor Pires Vencovsky.

CRISE NO TRANSPORTE

Apesar de não abordar exatamente no livro o escritor também comentou que na última crise que houve dos caminhoneiros no ano passado (2018), em que o uso de automóveis se tornou muito complicado, e a ideia de se criar uma linha trens era uma solução igual ao de um incidente de 1996 que foi conhecido como “Apagão Aéreo”, aonde se tornou impossível o uso de transportes aéreos. Ambas as propostas não foram de solução não concluídas.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Ferrovia e Sociedade acontece no próximo sábado, 14, às 10h no IBA, Rua São José, 446. Informações: (19) 3434-9533 ou pelo e-mail: [email protected]

Larissa Anunciato

[email protected]