Projeto BaquÊre aproxima jovens da música afro-brasileira

Projeto faz parte da programação do ‘5º Encontro Regional de Maracatu de Baque Virado 2019’. (Foto: Divulgação)

O Espaço Cultural Bloco da Ema promove o projeto “BaquÊre – Mãos Pequenas Tocando Tambor”, que consiste em oficinas direcionadas para crianças e jovens das comunidades periféricas. O projeto tem início previsto para o dia 3 de agosto (sábado), das 9 às 12h, na Escola Municipal Antônio Boldrin, no Parque Orlanda.

As inscrições são gratuitas, destinadas a crianças a partir dos 10 anos, e podem ser realizadas nos próprios centros que receberão as atividades até o dia em que elas ocorrem.

O projeto faz parte da programação do ‘5º Encontro Regional de Maracatu de Baque Virado 2019’, que acontecerá nos dias: 20, 21 e 22 de setembro no Sesc. O diferencial deste ano são as atividades voltadas para as comunidades mais afastadas do centro, com a presença de mestres e fazedores da cultura popular e afro-brasileira.

“A finalidade é fortalecer e, ao mesmo tempo, ampliar o trabalho que está sendo desenvolvido nos encontros, permitindo assim um diálogo constante com o movimento negro da cidade e região, além de garantir o acesso aos bens culturais”, ressalta Tony Azevedo, diretor do Bloco da Ema.

De acordo com Azevedo, o projeto é importante por permitir que o público-alvo tenha acesso à cultura. “Na maioria das vezes, esses jovens se encontram em situações de risco social, em locais onde o acesso aos bens culturais é bastante difícil”, afirma.

As atividades previstas para os próximos sábados incluem o bairro Bosque dos Lenheiros (Varejão – 10/08, das 14 às 17h), o Jardim Residencial Javary III (Varejão do Javary III – 17/08, das 14h às 17h), Eldorado (Varejão do Eldorado – 24/08, das 14 às 17h), e os bairros Santana e Santa Olímpia (novamente na Escola Municipal Antonio Boldrin – dia 31/08, das 14 às 17h).

SERVIÇO

Inscrições abertas para oficinas de música afro-brasileira no projeto “BaquÊre – Mãos Pequenas Tocando Tambor”. Entrada gratuita. Mais informações pelos telefones: (19) 3422-6396 ou (19) 9 9393-2744.

Mariana Requena
[email protected]