Projeto Clube da Horta comemora 1 ano de existência

Clube da Horta Tupi. Projeto Clube da Horta comemora 1 de existência.

O projeto Clube da horta Piracicaba completou 1 ano de existência no mês de novembro e convida os cidadãos de Piracicaba a participar dessa iniciativa em 2019.

O clube da Horta foi fundado em 10 de novembro de 2017 pelo engenheiro agrícola João Paulo Brasil,43, e sua esposa agricultora Andréa Pereira,40, com o objetivo de proporcionar as famílias e amigos uma experiência de relaxamento, através do contato com a horta consciente, onde a única responsabilidade é a colheita.

No início o projeto teve 20 famílias integrantes e atualmente devido a rotina e mudanças de vida estão apenas com 11, um número que os integrantes pretendem aumentar em 2019.

A horta é cuidada todos os todos dias pelos integrantes do clube, mais especificamente pelo funcionário Marcos Menegassi, 48, que desde criança tem esse convívio com o meio rural, “Para mim a horta é uma qualidade de vida e um ensinamento de respeito para com a natureza, principalmente para as crianças”-cita Marcos.

As plantas são regadas todos os dias as 6:30 h e 18:30 h e nenhum alimento contêm agrotóxico. Além de legumes e vegetais o clube dispõe de frutas, ervas para chá, flores e um galinheiro. Segundo a integrante do clube Larissa Brasil,30, “as crianças adoram a interação com os animais e estamos desenvolvendo canteiros sensoriais para que descubram sobre os alimentos através do toque”.

A horta visa causar um relaxamento mental em seus participantes, proporcionar um espaço onde possam aproveitar a paz da natureza e educar a nova geração de crianças sobre alimentos orgânicos, saúde, respeito e valorização da natureza e dos animais.

Participar do projeto clube da horta foi um grande aprendizado para a nossa família. Além de entender um pouco sobre como funciona a agricultura sustentável e orgânica, aprendemos a valorizar muito o trabalho do agricultor, E o mais importante, sem dúvida, foram as amizades que fizemos!” conta Gabriela Camargo Buso,44, ex-participante.

Os idealizados do projeto, disponibilizam uma casa onde os participantes possam cozinhar e usufruir dos alimentos que colheram, está incluso na contribuição mensal, os equipamentos necessários de manuseio da horta como, carriola, inchada, rastelo, pás, as mudas, entre outros, é indicado que a pessoa utilize botas, luvas, chapéu e protetor solar quando frequentar a horta.

Os membros do projeto tem toda assistência sobre os cuidados do lugar, com os auxiliares Larissa Brasil,30, e Fábio Brasil, 41, “temos prazer em viver num ambiente como esse e dividi-lo com as pessoas”- comenta Fábio.

É permitido para os colaboradores frequentar a horta qualquer dia da semana e no horário que lhe for viável.

Para os interessados é em participar entrar em contato com o Projeto Clube da Horta pelo telefone:(19)9988-63565 ou (19)98311-4840. A chácara Brasil está localizada na Estrada Lions Club, SN Dois Córregos.

(Letícia Azevedo)