Projeto Heroica lança cartilha digital direcionada às mães

Produzida pelo grupo Humano Mais, obra está disponível no Facebook e Instagram do programa. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O Projeto Heroica disponibilizou a obra digital “Uma Cartilha para as Mães”. A proposta é dar na atuação em casa com os filhos, além de relações entre homens e mulheres, com novas formas de pensar e agir. A publicação, produzida pelo Grupo Humano Mais, está disponível nas redes sociais do programa, como o Facebook e Instagram.

A advogada e presidente do Projeto Heroica, Simone Seghese de Toledo disse que a decisão de trabalhar com as mães levou em conta, que em 87% dos lares, é ela ainda é a responsável pela educação dos filhos, independente se trabalha fora ou não. Por isso, essa pessoa que está no lugar da mãe, quem está nesse lugar.

“Por isso decidimos voltar os olhares para as mães. Capacitando-a para entender que o trabalho emocional, ou seja as pessoas que consegue lidar com as emoções, não é uma pessoa frágil como a sociedade colocou. Ao contrário, essa pessoa é muito mais controlada, sensata, que consegue fazer as escolhas por si, independente se é homem ou mulher”, disse Simone.

A cartilha também enfatiza alguns cuidados relacionados à segurança, principalmente referente aos relacionamentos amorosos, que só devem durar enquanto continuar havendo o amor e o respeito. “A mulher tem os mesmos direitos e deveres que os homens – que devem produzir e se orgulhar daquilo que elas constroem, enquanto o homem deve se libertar da obrigação de provedor. Não devemos julgar as pessoas por sua aparência, por suas escolhas ou por sua classe social – o apoio e aprendizado vêm dos que menos esperamos”, completou a presidente do Heroica.

HEROICA

O Projeto Heroica foi criado há dois anos, em Piracicaba, onde começou o trabalho realizado gratuitamente em casos de vulnerabilidade ou hipossuficiência da mulher, incluindo situações de violência física, verbal ou moral. As ações do projeto foram expandidas para as cidades de Sumaré, Monte Mor e Campinas.

Em julho de 2019, o Heroica e Humano mais lançara a primeira edição da cartilha online “Violência Doméstica – Passo a Passo Para a Nossa Proteção”. O objetivo foi orientar as mulheres sobre os sinais de relacionamentos considerados abusivos.

Cristiani Azanha
[email protected]