Projeto Luz &Vozes traz clima natalino à Esalq

Apresentações musicais são gratuitas e seguem até sexta-feira, 7. ( Foto: Claudinho Coradini/JP)

Hoje, às 19h30, segue a programação de apresentações do projeto Luzes & Vozes no salão nobre da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) com os grupos Coro de Câmera de Piracicaba, Cante Outra Vez, Coral Novalis, Coral Lírico ‘O Mensageiro’ e Grupo Vocal Luiz de Queiroz. De acordo com a coordenação do evento, as atrações – que são gratuitas e seguem até dia 7 – tem objetivo de trazer o espírito de Natal ao público. “Aqueles que participam do coral se tornam pessoas mais confiantes, sociáveis, ampliam a voz, adquirem maior motivação e menos estresse”, comenta Cíntia Pinotti, coordenadora e maestra do Coral Luiz de Queiroz, anfitrião do evento.

Segundo ela, cerca de 721 coralistas se apresentarão ao longo das cinco noites do “Luzes & Vozes”. O repertório desta noite é composto por obra finlandesa seguida dos jingle bells americanos, Gabriel Oboé e, por fim, uma obra africana. A proposta do evento é a de promover a difusão da arte e da cultura a partir do estímulo à prática do canto e das canções natalinas em constante mudança. Este evento reúne vários corais de escolas, faculdades, igrejas, empresas, clubes, comunidades e amigos. “Ao final de cada dia de apresentações haverá uma confraternização”, completou.

PROGRAMAÇÃO – Amanhã, também às 19h30, acontece a apresentação dos corais Grupo Vocal Coruscante, Ligaleve, Coro da Vila, Coral Tremendas Vozes, Coral Receita Caseira, Coral e o Evangélico de Piracicaba. Na quinta-feira (6), às 20h, é dia dos corais Vozes do Itaqueri, Arte Na Esalq, Momentus, Coral da Igreja Adventista do 7° Dia Estação Paulista. Para finalizar a programação, na sexta-feira (7), às 20h, encerramento fica por conta dos corais Vox Cenaculi, Coral Reverendo James William Koger e Coral Luiz de Queiroz. Todos os dias as apresentação ocorrem no salão nobre da Esalq.

HISTÓRIA – Há 23 anos, para comemorar os 96 anos da Esalq e presentear Piracicaba com momentos de espiritualidade e lazer no final de ano, o Projeto Iluminação Natalina do Prédio Central foi concebido pela diretoria da escola com a participação de membros da prefeitura do campus. Às luzes foram acrescentadas melodiosas vozes, criando o “Encontro de Corais Luzes & Vozes”. E assim, desde 1996, no início de dezembro, ocorre o Encontro de Corais “Luzes & Vozes”, organizado pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx)/Esalq. O encontro tornou-se um “cartão de Natal musical”, sendo um marco de renovação de alegrias e esperanças.

SERVIÇO – Apresentação do “Luzes & Vozes”. Até dia 7, no salão nobre da Esalq (avenida Pádua Dias, 11, Agronomia). Entrada Gratuita. Informações: (19) 3429-4100.

(Letícia Azevedo)