Projeto Menino Gourmet realiza formatura da 6ª turma no dia 13

comida Iniciativa ensina gastronomia para jovens acolhidos e comunidade para geração de renda. ( Foto: Divulgação)

Projeto Menino Gourmet, desenvolvido pela Casa do Bom Menino, realiza formatura da 6ª turma do curso profissionalizante. Entre os sabores aprendidos e comercializados no projeto, destacam-se: pão de queijo, pizza, bolo de cenoura, cupcake, pastas cremosas, salada de frutas, marmita fitness – com opções de frango grelhado, purê de abóbora e brócolis; carne moída com especiarias, arroz integral e couve; frango grelhado, purê de batata-doce e brócolis -, entre outros pratos, inclusive para eventos personalizados. A formatura dos 24 alunos será no dia 13 de dezembro, às 19 horas, na Diocese de Piracicaba.

Segundo Stela Camargo, coordenadora de projetos da Casa, os participantes têm de 14 a 15 anos e, embora a maioria seja de acolhidos, familiares e pessoas da comunidade também podem participar. Durante o curso, explica Stela, os alunos comercializam o que produzem e o valor arrecadado é revertido parte para eles e outra parte para compra de produtos para novas encomendas. “O curso dura seis meses, de julho a dezembro. Em junho, abrimos inscrições para 40 pessoas.”

O projeto é realizado sempre às terças e quintas-feiras, das 19 às 21h, na Casa do Bom Menino. As aulas práticas são realizadas às terças e as teóricas às quintas. As aulas teóricas são de empreendedorismo, educação financeira, noções básicas de marketing, mídias sociais, atendimento ao cliente, práticas de higiene na cozinha e metodologia 5S. “A metodologia 5S é assim chamada por causa da primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (classificação), Seiton (ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene), Shitsuke (disciplina)”, diz Stela.

Para desenvolver o projeto, a Casa do Bom Menino conta com as empresas parceiras: Caterpillar, Semcon, Oji Papeis, Polibrasil, Artefapi, Masterplan. Interessados em comprar os produtos podem ligar para: 3401-2199.

(Eliana Teixeira)