Projeto produz toucas para crianças em tratamento de câncer

PROJETO Fios do Bem é idealizado por Amanda e Rosani. ( Foto: Claudinho Coradini)

O projeto Fios do Bem Piracicaba, realizado pelas idealizadoras Amanda de Moura Camolesi, 22, e Rosani Fidelis Oliveira, 46, foi criado com propósito de produzir toucas e perucas personalizadas feitas com novelo de lã e temas de personagens infantis, para ajudar crianças em tratamento de câncer. “Queremos mostrar que as toucas podem ajudar no tratamento. Afinal, quem nunca sonhou em ser um super-herói ou uma princesa”, disse Amanda.

A campanha começou em julho de 2018, por ideia das duas amigas. Rosani conta que a ideia de criar o projeto surgiu após assistir um vídeo que recebeu no messenger onde uma enfermeira já fazia este trabalho. “Fico feliz por fazer parte da vida dessas crianças e levar um pouco de alegria a suas vidas”, afirmou.

Amanda relata que passou por tratamento de Lúpus, onde perdeu os seus cabelos. “Há 4 anos perdi minha mãe vítima de câncer e depois fui diagnosticada com lúpus. Queremos mostrar que essas toucas podem ajudar no tratamento”, contou.

O Fios do Bem usa o espaço cedido pela loja Bazar Xodó, para confeccionar as toucas e depende do apoio de doações de novelos de lã. As voluntárias já conseguiram arrecadar 350 novelos de lã, mas no momento o estoque se encontra zerado. “Tudo que tínhamos já foi usado e confeccionados em 120 perucas”, informou Rosani.

O projeto é apoiado pelo vereador André Bandeira (PSDB), que desenvolveu a ação Adote uma Touca, com evento no Facebook. “Importante incentivar projetos voluntários. Já passei por isso na minha família, sabemos como é difícil”, relatou.

As doações podem ser feitas por telefone (19) 34337170 ou entregues na loja Xodó Artesanatos, 1318, e no Esquadrão do XV.

(Raabe Kamala)