Projeto social de judô realiza entrega de quimonos para crianças

Atualmente, cerca de 80 meminas treinam judô no núcleo do Bosques do Lenheiro (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes) Atualmente, cerca de 80 meminas treinam judô no núcleo do Bosques do Lenheiro (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

O projeto de judô feminino Sport Way/Selam realizou na última semana a entrega de quimonos para as crianças que participam das atividades desenvolvidas na Escola Municipal Prof. José Pousa de Toledo, no bairro Bosques do Lenheiro.

A iniciativa contou com a presença de alunas, professores, o coordenador Edinho Everaldo, representantes da Associação Sport Way e o assessor da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Riva Salvador, que representou o secretário Pedro Mello na ocasião.

Segundo Edinho, apenas no núcleo instalado no Bosques do Lenheiro são 80 meninas inscritas no projeto, todas na faixa etária dos 7 aos 12 anos.

O programa ainda conta com núcleos no Centro Comunitário do Jardim Nova Iguaçu, no bairro do Jaraguá e no Centro Cultural de Santa Teresinha. O projeto oferece aulas gratuitas da modalidade à população e foi aprovado via chamamento público, sendo financiado pela Prefeitura de Piracicaba, conforme o Marco Regulatório (Lei Federal 13.019/2014).

“É uma alegria para nós entregar os quimonos para a criançada. O material é essencial para a prática esportiva, assim elas vão poder desenvolver mais rápido as técnicas do judô. Para as alunas, é satisfatório receber o material adequado”, disse Edinho, que completou.

“Elas (crianças) evoluem bem rápido. No segundo semestre, está previsto a participação em alguns torneios amistosos. Não é a prioridade, mas é importante que eles participem, saibam como funciona um evento e estejam em contato com as regras do judô”.

Riva elogiou a iniciativa. De acordo com ele, o projeto atende diretamente os interesses do município e da secretaria.

“É algo que nos deixa muito felizes. Estamos em um bairro carente, a molecada precisa disso. Se não formarmos um grande atleta, estamos ao menos lutando para formar um bom cidadão, que amanhã vai seguir sua carreira sem cair no caminho do mal. Parabenizo o belíssimo trabalho do Edinho. O número de crianças atendidas é alto e as modalidades estão de parabéns”, disse.

Representante da Sport Way, Otávio Spigolon manteve a linha de raciocínio sobre a importância do projeto.

“Assumimos a responsabilidade e o judô feminino faz um belo trabalho. A entrega dos quimonos significa inserção. São materiais de boa qualidade para pessoas que talvez não tivessem condições de comprá-los. As meninas se sentem valorizadas com a vestimenta do judô, treinam em um ambiente correto, com um bom tatame e ainda com profissionais gabaritados”, finalizou Spigolon.

Líder Esportes