Quadrilha invade Aeroporto de Viracopos e foge com malotes

Malotes e armas foram abandonados pelo bando (Divulgação/Baep)

Uma quadrilha portando armas de grosso calibre invadiu Aeroporto Internacional de Viracopos de Campinas, na manhã desta quinta-feira (17). Os assaltantes acessaram o Terminal de Carga pelo portão E24, usando duas caminhonetes semelhantes a veículos da Aeronáutica. Esses veículos tiveram os pneus dilacerados na entrada do portão, mesmo assim, seguiram até o pátio do Terminal de Carga e fizeram o assalto. Eles fugiram com malotes transportadora de valores Brinks, que seriam destinados para um banco na Inglaterra. Outro grupo aguardava ao lado de fora com duas caminhonetes, segundo a assessoria de Viracopos.

Dois vigilantes e um policial militar foram baleados sem gravidade durante o confronto. Três assaltantes foram mortos, dois deles durante a fuga e outro foi atingido por um policial (sniper) do Gate (Grupo de Ações Táticas) da Polícia Militar, após invadir uma residência, no Jardim Campina Verde, em Campinas. O bando também ateou fogo em dois caminhões na Rodovia Santos Dumont (SP-79), principal acesso ao aeroporto. As duas pistas foram bloqueadas por uma hora e meia. O aeroporto ficou fechado por 20 minutos para pouso e decolagens.

Bando incendiou caminhões na Rodovia Santos Dumont (Reprodução)

 

As policiais Federal, Civil e Militar intensificaram as buscas nas imediações na tentativa de localizar os suspeitos. Um deles invadiu uma residência, no Jardim Campina Verde. Fez uma dona de casa que estava com o bebê de dez meses no colo como reféns. A mulher ficou com uma arma engatilhada na cabeça, enquanto negociavam com os policiais militares do Gate e Tropa de Choque, de São Paulo.

O major Luís Augusto Pacheco Ambar, comandante do Gate disse que a negociação estava indo bem, mas o criminoso teria se posicionado perto da porta. Um policial (sniper), que já estava posicionado fez o primeiro tiro, que alvejou o assaltante. “Assim que ele se aproximou da porta, o sniper que estava do outro lado da rua fez o primeiro tiro e em seguida houve a invasão dos policiais na casa”, disse Ambar.

 

Bando usou armas de grosso calibre (Divulgação/PM)

 

VIRACOPOS

Em nota, a Aeroportos Brasil Viracopos informou que houve um assalto ao Terminal de Cargas hoje (17/10), por volta das 9h50. Durante a ação criminosa, o aeroporto foi fechado para pousos e decolagens, no período das 10h às 10h20. Mesmo não tendo ocorrido nenhuma ação no Terminal de Passageiros, foi necessário passar os passageiros que estavam embarcando por nova inspeção de Raios-X por questões de segurança. As autoridades policiais divulgarão qualquer nova informação a esse respeito. As operações do aeroporto já foram retomadas, mas os passageiros que entraram nas áreas internas tiveram de se submeter a procedimentos de segurança como o raios-X, o que acabou provocando filas. Para realizar o assalto, os bandidos atearam fogo em duas carretas. As pistas – tanto no sentido Campinas quanto em direção de Indaiatuba – foram fechadas pela concessionária AB Colinas, às 10 horas, a partir do km 68. A concessionária articulou rotas alternativas para reduzir o impacto no trânsito e diminuir os transtornos para os motoristas.

 

Cristiani Azanha

[email protected]