Quadros e esculturas compõem mostra anual do Centro Cultural MarthaWatts

Vinte e cinco quadros e esculturas compõem a exposição de arte anual do CCMW (Centro Cultural Martha Watts). Os trabalhos, de autoria de diversos artistas nascidos em Piracicaba ou não e produzidos em variadas técnicas e épocas, integram o acervo do local e estão distribuídas pelas salas da casa. As obras são de diferentes temáticas, abrangendo assuntos como natureza e figura humana. A mostra está disponível para visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
 
Organizadas de forma expositiva desde 1 de fevereiro, quando o Centro Cultural Martha Watts reabriu ao público — após período fechado para higienização e manutenção anual dos materiais —, as obras podem ser vistas até o início do próximo ano. Entre os trabalhos estão os intitulados Relva Color, Flores Sobre Pilão, Vaso com Crisântemos, Camponesa, Toque Final, Fundos do Colégio Piracicabano, Arcadas 1 e 2, Afranúbia, Pescador, O homem e… o que é que eu fiz?, Madona Tupi Guarani e Salão Nobre. As técnicas utilizadas para confecção das obras são aquarela, óleo sobre tela, encáustica (pintura que utiliza a cera como aglutinante dos pigmentos e a mistura da cor em pó), acrílica sobre tela, cerâmica, mista sobre tela, escultura, giz pastel oleoso sobre papel, grafite sobre papel, óleo sobre eucatex e têmpera sobre tela.
 
 
“São alguns dos trabalhos que temos em nosso acervo de artistas que expuseram conosco, tanto no Centro Cultural Martha Watts quanto no campus taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), e doaram o material para nós. Ao recebermos as obras desses artistas, valorizamos o acervo do centro cultural e ‘ilustramos’ o espaço com essas belas obras de tanto valor artístico. Trabalhos, estes, que valorizam ainda mais nosso acervo, compondo os ambientes com obras que retratam paisagens, por exemplo”, explicou a coordenadora do CCMW, Joceli Cerqueira Lazier.
 
 
Os autores das esculturas e quadros expostos são Antônio Natal Gonçalves, Arayr Olair Ferrari, Bia Black, Carmem Corrês, Dalila Nascimento, Delfim Rocha, Evani Fujiwara, Ida Schalch, Lilian Françoso, Luisa Libardi, Marcos Galdi, Pedro Sergio Donazan, Regiane Capp Couto Buccioli, Regina Vilara, Renata Amalfi, Silvana Novaes, Vera Lúcia Rasera Zotelli, Vera Pavanelli e Virginia Welch. No ano anterior, o tema da mostra anual do CCMW foram os 250 anos de Piracicaba, comemorados em 1 de agosto de 2017.
 
 
AGENDA — No próximo dia 8, às 19h30, o centro cultural dá início às mostras temporárias, com a exposição Elas por Elas, nas salas Monet e Da Vinci, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, como forma de enaltecer as figuras femininas que marcaram a história por lutas contra o preconceito e as dificuldades enfrentadas pelo gênero.
 
 
SERVIÇO — Exposição anual no Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte 1257, Centro). Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1889.