Arco-Íris de sentimentos

Cores em roupas expressam sobre o estado de espírito das pessoas e vale desde os tons quentes até os mais frios. (Fotos: Divulgação)

Todo mundo tem uma cor favorita e cada cor carrega consigo um significado, ou até mesmo vários. Além das definições dadas no final de ano para cores, como amarela para o dinheiro, ou laranja para trazer criatividade, as cores representam sentimentos e estados de espíritos das pessoas. Um exemplo mais artístico é o pintor brasileiro, Candido Portinari, que em suas fases de tristeza seus quadros tinham tons de azul e na época de suas paixões os tons eram rosados.

Para além de quadros, a moda também é arte e a forma que nos vestimos, segundo a especialista em moda, Gislene Lopes, são demonstrações de nossos sentimentos por meio de cores que os representam. “Acredito que elas ditam a nossa personalidade. Uma pessoa tímida raramente irá usar vermelho”.

Gisele também dá dicas sobre a mistura de algumas cores e os signifi cados delas perante a moda.

Cores Quentes

Como dito antes o vermelho é uma cor chamativa e atrai olhares em vitrines de lojas e maquiagens “Pode ser usada em formaturas, encontros românticos e em momentos que você se sinta vitoriosa”, informa a especialista. Sobre o rosa, dependendo dos tons, ele se torna mais delicado e femininos ou mais quentes e sensuais.

Em suma o rosa cai bem para encontros românticos e eventos “Se você tem um perfil mais calmo e romântico, também pode abusar no rosa no trabalho, como um vestido com salto”.

Já o amarelo traz muitos pensamentos, afasta ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. “Fica lindo em diversos tons de pele e representa o sol, a criatividade, a felicidade e a liberdade”, acrescenta.

Tonalidades quentes são perfeitas para o verão e primavera remetendo justamente ao calor.

Cores Frias

O azul é uma cor que traz paz, serenidade e por isso é considerada uma cor madura. “Existem diversos tons de azul, mas em todas as formas essa cor pode representar simpatia, harmonia, fidelidade, inteligência e ajuda até a diminuir o estresse”.

O azul também combina com diversos tons como marrom, preto e branco e até contraste como amarelo e vermelho. Já o verde é uma cor que traz sorte e combina com tons mais escuros.

“Na minha opinião, nos sentimos atraídos por cores que fazem sentido com as nossas características”, complementa.

Larissa Anunciato
[email protected]