Que todos tenham acesso aos psicólogos

Dia 27 é comemorado o dia do psicólogo. A palavra psicologia deriva do grego ‘’estudo da mente”, o objeto de estudo nessa ciência é o comportamento humano e os processos mentais, procurando princípios que possam explicar, focar nos seres humanos e na compreensão dos mesmos. Independente da área de estudo da psicologia não existe fronteira definida para as demais, portanto, um psicólogo precisa ter uma visão ampla e abrangente, considerando o ser humano como um ser singular, complexo e repleto de subjetividade.

A psicologia na nossa sociedade é fundamental para compreender como o ser humano constrói sua história, quais são suas expectativas em relação ao futuro, relação construída com o passado, e como vivencia as experiências no momento presente da sua existência.

Ainda vivemos o desconhecimento sobre a gigantesca amplitude da psicologia na vida humana, pois se fosse aplicada nas diversas áreas do conhecimento, os indivíduos poderiam gozar de uma compreensão muito maior sobre os seres humanos, facilitando sua existência e a convivência com os demais.

Já é possível perceber que a atuação do psicólogo atualmente é essencial para que as pessoas possam entender um pouco mais sobre elas mesmas. E socialmente procurar e frequentar consultas periódicas a um psicólogo é um privilégio que ainda se restringe a uma pequena parcela da população. Porém, mudanças têm ocorrido e estendendo esse acesso à população, que, por muito tempo, manteve-se em uma visão preconceituosa e errônea de que as pessoas que recebiam atendimentos psicológicos apresentavam algum estado de loucura ou insanidade.

Em um mundo que os indivíduos trabalham freneticamente, com tanta competitividade, onde todos almejam um lugar de sucesso, acaba sendo muito comum sintomas como estresse, ansiedade aumentada, nervosismo, insônia, pânico, dentre outros, de fundo psíquico. Os indivíduos são diferentes e os sintomas estão vinculados a como cada um é capaz de se habituar as pressões ambientais e mudanças. E é possível afirmar que o auxilio da psicologia é de suma importância para a população refletir, promover o desenvolvimento pessoal, social, profissional e o respectivo bem estar que os indivíduos tanto almejam.

Os psicólogos estão nas escolas, nos hospitais, nas empresas, no trânsito, nos órgãos públicos, na segurança, nos fóruns, nas penitenciárias, nos consultórios, nas universidades, estão em toda parte. Eles auxiliam na superação das abrangentes áreas do conhecimento, ajudam com suas técnicas a sanar os obstáculos, estratégias de educação, superar possíveis psicopatologias, somatizações, potencializam competências sociais e pessoais dos indivíduos.

Acredito que caminhamos para que um dia a psicologia possa estar em todos os indivíduos, e toda a população poderá ter acesso, tornando-se uma psicologia para todos. “…. Cabe-nos sempre lembrarmos a importância de refletirmos sobre quem somos. Conhecer e entender nossos sentimentos e comportamentos não é uma tarefa fácil e requer um longo histórico de experiências e vivencias….” (Sigmund Freud).

(Ana Carolina Carvalho Pascoalete)