Raízen fecha unidade “ociosa” no pólo de Piracicaba

A Raízen informou ainda que a decisão por ‘hibernar’ a menor unidade do polo produtivo, tem por objetivo minimizar o impacto social na região, o que também possibilitou que uma grande parte dos funcionários fossem reabsorvidos. (Foto: Amanda Vieira/JP)

A Raízen produtora de Açúcar e etanol anunciou, na semana passada, a suspensão das atividades da usina Bom Retiro, localizada em Capivari. A empresa, informou ontem que “a suspensão das atividades industriais visa otimizar a atuação e a produção da Raízen no Polo Piracicaba, devido à capacidade ociosa das usinas”. Por meio de nota, a assessoria de imprensa informou que a suspensão não afetará a produção do volume de cana- -de-açúcar processado nem a operação agrícola, uma vez que a cana que hoje é processada pela Bom Retiro será remanejada para outras unidades dentro do Polo.

A Raízen informou ainda que a decisão por ‘hibernar’ a menor unidade do polo produtivo, tem por objetivo minimizar o impacto social na região, o que também possibilitou que uma grande parte dos funcionários fossem reabsorvidos.

A empresa, no entanto, não informou quantos funcionários serão dispensados com o fechamento da unidade em Capivari. “A Raízen agradece a todos os funcionários desligados pelo tempo de trabalho e dedicação à empresa e está oferecendo um pacote de benefícios compensatórios que foram estudados e negociados junto aos Sindicatos de Trabalhadores, com o objetivo de atenuar o impacto das demissões na vida desses profissionais e suas famílias”, informou.

De acordo com informações divulgadas pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação e Afins de Capivari, aproximadamente 50 funcionários da parte de indústria serão dispensados.

Com a suspensão das atividades na Bom Retiro, cerca de 80 a 100 dos trabalhadores serão remanejados para outras unidades do polo, como Costa Pinto, Santa Helena, Rafard e São Francisco, conforme informou o representante da Raízen em reunião com o Sindicato.

Beto Silva
[email protected]