• Rebound é o novo exercício aeróbico
  • Rebound é o novo exercício aeróbico

Rebound é o novo exercício aeróbico

Atividade permite queimar até 600 calorias por aula (Foto: Gustavo Guaman)

Exercícios aeróbicos são indicados para quem está em busca de perder alguns quilinhos. Saltos, corridas, danças, pedaladas… Tudo isso faz com que o corpo trabalhe bastante e queime calorias para gerar energia, e um equipamento que ainda é novidade no Brasil promete tornar o processo menos impactante para o corpo: as botas Rebound.

Espécies de calçados com molas, as botas Rebound, também conhecidas pelo nome comercial “Kangoo Jump”, são produzidas com tecnologia suíça e reduzem o impacto do corpo com o solo durante a realização das atividades, com cerca de 80% de absorção do choque que iria para as articulações.

De acordo com Rosana Iurillo, assessora da academia Spring Fit, em São Paulo, uma das pioneiras em utilizar a tecnologia no país, o uso das Rebound é indicado para todas as idades. “As SpringShoes são indicadas para todos os tipos de público, pois as aulas são adaptáveis, de acordo com a singularidade de cada aluno. Não existe limite de peso. No entanto, não é recomendado para gestantes e pessoas com labirintite”.

As botas, que podem ajudar a queimar até 600 calorias por dia, funcionam sobre uma plataforma instável de 15 centímetros, que exigem mais do corpo e dos músculos. Além disso, as Rebound contam com sistema que ativa o sistema linfático, promovendo uma espécie de “drenagem linfática natural”, que auxilia no combate à celulite e potencializa a eliminação de toxinas. O que é melhor é que a tecnologia embutida nas botas, conhecida como “Afterburn Effect”, fazem com que o corpo continue a queimar calorias até 48 horas após o fim dos exercícios.

AO AR LIVRE

Uma boa opção para o uso das botas Rebound é a prática de exercícios ao ar livre, que proporcionam, além da queima calórica, um contato com a natureza e um momento para espairecer os pensamentos.

A corrida é um ótimo exercício nesse contexto, sendo uma das atividades físicas que mais queima calorias e aumenta o condicionamento cardíaco, mas podem impactar fortemente os membros inferiores e as articulações, e aí as botas com molas podem ser uma saída para a realização dos exercícios sem danos para o corpo.

E, se você quer motivos para deixar a preguiça de lado e começar a correr, aqui vão alguns:

1. Ossos: A corrida incentiva a formação de massa óssea, o que evita problemas como a osteoporose;

2.Pressão: Correr aguça a vasodilatação, o que reduz a resistência para a passagem do sangue e reduz o aumento da pressão arterial;

3. Cérebro: A corrida estimula a produção do hormônio conhecido como serotonina, responsável por regular o sono e o apetite. Para quem sofre com insônia, o exercício é uma boa alternativa;

4. Estresse: O exercício estimula a produção do cortisol, que ajuda o organismo a controlar o estresse e a ansiedade, além de reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imunológico e conter os níveis de açúcar no sangue;

5. Aumenta a libido: Nada de comprimidinhos azuis! O homem que corre, por no mínimo 30 minutos, aumenta a produção de testosterona, que permanece assim por cerca de 1 hora. O mesmo vale para mulheres, que tem os hormônios relacionados ao desejo estimulados.

Mariana Requena