Recital homenageia os 90 anos de Ernst Mahle

Ernst Mahle será homenageado hoje à noite. (foto: Pietra Polo)

Hoje, no quarto dia do Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba (EIPP), acontece homenagem os 90 anos do maestro e compositor Ernst Mahle com recital, às 20h, na Sala Dr. Mahle da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle). Ainda hoje, porém às 14 horas, tem apresentação das professoras Jani Parsons (Canadá) e Cristina Capparelli (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

O programa da noite é focado em suítes para piano a quatro mãos compostas por Mahle, dentre elas a Suíte Número 1, Suíte Número 2, Suíte Nordestina, Suíte Carimbó. Além dessas peças, em piano solo haverá a execução de mais dois concertinos do maestro.

Neste recital, participam os professores João Paulo Casarotti (EUA), Alan Huckleberry (EUA) e Leslie Spotz (EUA). Junto deles, os participantes Jordan Alexander Pereira, Huanwen Wang (China), Jennifer Alexandra Rodrigues, Marianne Dahmen Nunes, Fabiana Fator Gouvêa Bonilha e Glória Raimondi, que foram premiados com bolsa de estudo no EIPP se apresentarão na noite.

Ersnt Mahle prestigiará o recital das 20h, no qual também será homenageado pelo ilustrador piracicabano Felipe Vitti.

Os ingressos podem ser adquiridos pela secretaria da Empem ou pelo site www.eipianopira.com. O valor é de R$ 30, com meia entrada a R$ 15 para estudantes, idosos e crianças de até oito anos.

PALESTRAS

Para os participantes do EIPP, às 9h, Alan Huckleberry (EUA) falará sobre o projeto de YouTube da Universidade de Iowa, na Sala Dr. Mahle. No mesmo horário, na Sala Cecília, a professora Leslie Spotz (EUA) ministrará a palestra “A música de videogame para piano”.

À tarde, o professor Geoffrey Haydon (EUA) fará a palestra com tema “Desenvolvendo altos níveis de controle rítmico e habilidades”, na Sala Cecília, a partir das 15h15. Enquanto isso, na Sala Dr. Mahle, a professora Mirka da Pieva (Pianópera) fala sobre atividades e eventos para motivar e objetivar os alunos de piano.

O ENCONTRO

O Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba está em sua sexta edição e não tem fins lucrativos. O evento, coordenado por João Paulo Casarotti, tem a participação de outros 15 professores e seis pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Japão, Canadá e Cuba para ministrar palestras, mesas-redondas, workshops e apresentar recitais.

Foram 100 participantes inscritos neste ano, que participam de atividades até segunda-feira (15). A Empem fica à rua Santa Cruz, 1155, bairro Alto.