Recitrônico da Folia no Rotary

Campanha arrecada eletrônicos usados (Foto: Beto Silva/JP) Campanha arrecada eletrônicos usados (Foto: Beto Silva/JP)

A Afrop (Associação das Famílias de Rotarianos de Piracicaba) realiza hoje a 11ª edição do Recitrônico – campanha desenvolvida pelos oito clubes do Rotary em Piracicaba para coleta de equipamentos eletrônicos usados ou sem uso. Os equipamentos podem ser entregues na Casa de Amizade, na avenida Comendador Luciano Guidotti, 2233, das 9h às 15h. Em alusão ao Carnaval a edição foi batizada de Recitrônico da Folia, segundo destacou o presidente do Rotary Clube de Piracicaba/Vila Rezende, Jaime Curcio.
De acordo com Curcio, os aparelhos que estiverem em funcionamento ou que possam ser consertados serão destinados ao Bazar do Rotary Club, onde serão colocados à venda com valores simbólicos e a renda será revertida ao Rotary Club Internacional e à Casa da Amizade. No local, além da coleta dos equipamentos, haverá o Bazar Solidário e food truck. “Todos têm num quarto da casa, numa gaveta, em algum lugar da casa alguns equipamentos que não funcionam e não podem ser descartado em qualquer lugar”, afirmou Curcio.
Segundo o rotariano, podem ser doados computadores, aparelhos eletrônicos, celulares, telefones; impressoras, periféricos; eletrodomésticos e pilhas.
Ele explicou que os equipamentos quebrados e sem conserto serão entregues às empresas de sucatas que darão destinação correto. “A empresa desmonta os equipamentos e seleciona os materiais, existe um certificado de quantidade e material destruído e dado o destino correto que essa empresa emite para o Rotary Club”, afirmou.
Já os equipamentos antigos serão destinados para exposição e curadoria de Museu TIC de Piracicaba com apoio da Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região), a ser instalado no parque Tecnológico de Piracicaba. Ele recomenda às pessoas que vão doar, que indiquem – de alguma forma – se o equipamento está ou não em funcionamento.

Beto Silva