Rede Birdwatching promove cidade em concurso nacional

Equipe da Rede Birdwatching em oficina de desenho de aves (Crédito: Divulgação)

A Rede Birdwatching Piracicaba – Observação de Aves, que se movimenta em grupos online com pesquisadores e observadores de todo o País, conseguiu neste mês de dezembro um importante reconhecimento do Ministério de Turismo, ao ser convidada a participar de um concurso do órgão para reconhecimento e divulgação das iniciativas e casos de sucesso que contribuem para a promoção e valorização do turismo nacional. A Rede Birdwatching participou de uma das sete categorias temáticas de ações de turismos desenvolvidas por ONGs (Organizações Não-Governamentais) e poder público, disputando na Valorização do Patrimônio Natural pelo Turismo. O projeto inscrito foi II Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba. “Não fomos classificados como finalistas, mesmo porque concorreram organizações com aporte financeiro. Mas é uma conquista grande para Piracicaba, que estamos promovendo como uma cidade de observação de aves e a partir de agora, queremos uma política pública desenvolvida no município para isso”, explica .Maria Cristina Arzolla, coordenadora da Rede Birdwatching.

O projeto Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba teve em início em 2017 e a sequência em 2018, sempre em outubro, mês de comemoração das aves. O primeiro encontro, ressalta Maria Cristina, foi no Engenho Central e o segundo foi no Sesc. Os encontros anuiais promovem oficinas de desenhos de aves, palestras, exposições temáticas, avistagens. “Concorremos com prefeituras e agências de turismo, sendo que muitas propostas não foram classificadas, ou seja, Piracicaba foi representada pela Rede Birdwatching e hoje, somos reconhecidos formalmente pelo Ministério do Turismo”, enfatiza.

Segundo a coordenadora da Rede Birdwhatching, dos 240 inscritos das sete categorias do concurso nacional, 208 foram habilitadas. “Consideraram as propostas com iniciativa específica para o setor turístico, a abrangência das propostas, adequação da iniciativa aos objetivos do plano, envio de documentos comprobatórios, inovação, ineditismo no turismo. Com a habilitação nesse concurso, formalizamos a área de turismo de observação de aves dentro do turismo ecológico de Piracicaba”, cita alguns critérios estabelecidos pelo Ministério, cuja entrega das premiações foi no Rio de Janeiro foi no dia 5 de dezembro.

BIRDWATCHING — A Rede Birdwatching foi criada em 2017 e é formada por uma equipe multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas. De acordo com Maria Cristina Arzolla, a equipe desenvolve ações voluntárias com o objetivo de fortalecer a cultura e o turismo de contemplação de Natureza, bem como a pesquisa de avifauna para a preservação das espécies e a conservação do meio ambiente. (Eliana Teixeira)