Rede pública: mais de 69 mil alunos retornam nesta sexta (1º)

Alunos terão atividades de boas-vindas e aulas (Crédito: Claudinho Coradini/JP)

Nesta sexta-feira (1º), 69.515 alunos das redes estadual e municipal voltam às aulas em Piracicaba. Do total de alunos, 36.015 são da rede municipal e 33.500 da estadual. Segundo a chefe do Departamento de Planejamento da SME (Secretaria Municipal de Educação), Nély Guidolin Lima, na educação infantil, 8.694 crianças estão matriculadas em período integral e 10.171 em período parcial.

A rede municipal é composta por 89 escolas de educação infantil e 46 escolas de ensino fundamental. Neste primeiro dia, os alunos serão recebidos pelos educadores com atividades de boas-vindas e aulas. Para atender a demanda de alunos, a prefeitura contratou mais 162 professores. São 72 professores efetivos e 24 professores substitutos para a educação infantil e 20 professores efetivos e 46 substitutos para o ensino fundamental. Outras contratações ocorrerão ainda neste início de semestre e continuarão no decorrer do ano. No total, cerca de 2.700 professores integram a rede municipal de educação básica.

 

VIDA NOVA

As crianças que se mudaram para o conjunto habitacional Vida Nova irão estudar em duas escolas. A Escola Municipal José Antonio de Souza, que fica na rua Jorge Anéfalos, 115, no Parque Orlanda, recebe os alunos que vão cursar do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As crianças de 4 e 5 anos que vão frequentar o jardim I e o jardim II vão estudar na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Aparecida Lordello Beltrame, que fica na rua Hermes Gregolin, 512, no bairro São Matheus. Especificamente nesses casos, o transporte das crianças, tanto do ensino fundamental como da educação infantil, será feito por ônibus fretado pela SME.

 

ESTADO

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no primeiro dia de aula, as 58 escolas – nove dos anos iniciais do fundamental, 50 dos anos finais e 40 do ensino médio – realizarão o acolhimento com a apresentação das dependências e equipe escolar a alunos e pais, além de atividades lúdicas, recreativas, esportivas e pedagógicas.

(Eliana Teixeira)