Reflexos da Cidade abre calendário de exposições da Câmara de Vereadores

Reflexos da Cidade estreia o calendário de exposições de 2018 da Câmara de Vereadores de Piracicaba. As imagens que compõem a mostra apresentam pontos da cidade sobrepostos em rostos de pessoas. Os trabalhos são de autoria dos fotógrafos Thaís Penteado e Léo Souza e podem ser vistos, gratuitamente, até dia 29 no hall do prédio anexo da Casa de Leis.
 
 
Ambos estagiários na área de design na Câmara de Vereadores, Thaís e Souza encontraram no projeto uma oportunidade para unir fotografia e design, já que, segundo Thaís, o “casamento” das duas linguagens é a forma que melhor representa a dupla, uma vez que ela é formada em fotografia e design pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), mesmo local onde Souza cursa design. Os dois têm 24 anos e fotografam há mais de cinco.
 
 
A exposição é composta por cerca de 20 fotografias que retratam pessoas de estilos diferentes e em diversos estados de espírito, de felizes e descontraídas a mais contidas. “Nós convidamos amigos, colegas de trabalho e faculdade para fotografar. A maioria foi fotografada em estúdio, porém, também improvisamos o estúdio algumas vezes”, contou Thaís, que assina os retratos dos modelos. 
 
 
Sobre cada foto foi aplicada, digitalmente, outras imagens e, também, texturas. Entre as imagens das sobreposições estão as de pontos de Piracicaba, como a igreja do Lar dos Velhinhos. “Nós chamamos de pontos de inspiração. São lugares, texturas, detalhes que nos trazem sentimentos, admiração, encanto e inspiração de nossa cidade”, afirmou Souza, acrescentando que as fotos da composição vieram dos acervos pessoais dos autores.
 
 
Segundo os fotógrafos, todo o processo de construção de Reflexos da Cidade durou cerca de 45 dias e o resultado do projeto demonstra “beleza e inspiração”. “Foi difícil escolher quais imagens entrariam ou não na exposição, porque elas nos trazem sentimentos bons e recordações. É como se pudéssemos ver através e além do que está sendo mostrado”, comentou Thaís.
 
 
CALENDÁRIO — Reflexos da Cidade está entre as 12 mostras que foram selecionadas, por meio de edital aberto no segundo semestre de 2017, para integrar o calendário de exposições de 2018 da Câmara de Vereadores de Piracicaba. As mostras selecionadas pelo Departamento de Documentação e Arquivo, pela Mesa Diretora e pela a Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia são todas de autores piracicabanos. A maioria é de arte fotográfica.
 
 
Algumas das outras exposições a serem instaladas no prédio anexo da Câmara ainda neste ano têm como título Universo em Preto e Branco, Mulheres, O Lugar Mais Sul da Terra, Nossa Senhora Aparecida, 100 anos da Imigração Japonesa, Revolução Constitucionalista e 45 anos do Salão de Humor.
 
 
SERVIÇO — Exposição fotográfica Reflexos da Cidade, no hall do prédio anexo da Câmara (rua do Rosário, 833, Centro). Visitação: até 26 de janeiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-6500.