Reforçada, equipe defende liderança

atleta O atleta João Felipe Oliveira é um dos representantes da equipe piracicabana Fran TT. (Foto: Fran TT/Divulgação)

A equipe piracicabana de tênis de mesa, que disputa atualmente a Liga Paulista, terá reforços para a nona etapa da competição, que será realizada neste sábado (22), às 8h30, no clube Cristóvão Colombo, em Piracicaba. O elenco, formado por mesatenistas de Fran TT e CCP, será reforçado com atletas revelados pelos projetos de massificação na etapa do fim de semana. O trabalho no clube colombino, iniciado neste ano, é coordenado pelo professor Fábio Lopes, o Cenoura, e atende crianças a partir de 8 anos, em aulas desenvolvidas às quartas e sextas-feiras, no horário das 18h às 21h.

Segundo Cenoura, a participação em uma etapa da Liga Paulista contribui para a formação dos atletas, uma vez que oferece aos alunos a oportunidade de colocar em prática o que eles vêm aprendendo desde o início da fase de treinamentos. “A maioria dos alunos que está conosco é iniciante na modalidade e certamente vai aprender muito com a participação em uma competição oficial”, afirmou o professor. De acordo com ele, entre 10 e 15 atletas oriundos do projeto irão participar do evento neste fim de semana.

Após oito rodadas, a equipe piracicabana ocupa a liderança isolada do ranking geral, com a soma de 97.584 pontos.

Yago Domingues, 14, atuou no Torneio Aberto Águas de São Pedro, promovido em 2017, mas fará a primeira participação em uma competição oficial. “Eu espero ajudar Piracicaba na soma de pontos para que a equipe possa avançar na liderança do ranking geral de eficiência”, disse o garoto, que disputa a categoria infantil 2. Para Giovanni Guadagnini Lanatoviz, 12, a etapa deste fim de semana será “incrível, porque vou fazer o meu melhor e lutar para ficar entre os três melhores”. Ele compete na categoria mirim.

Após oito rodadas, a equipe piracicabana ocupa a liderança isolada do ranking geral anual, com a somatória de 97.584 pontos. A segunda colocação no ranking geral pertence a Araras, atual campeã da Liga Paulista, que chegou ao total de 64.097 pontos. Completando a lista dos três primeiros colocados, aparece a equipe de Santa Bárbara d’Oeste, que atingiu a somatória de 64.097 pontos nas oito etapas anteriores. O campeonato reúne, em média, com 250 atletas participantes a cada rodada.

FORMAÇÃO

A Associação Desportiva Fran TT teve o projeto aprovado para execução de serviços na área esportiva, atendendo as determinações do Marco Regulatório, conforme exigido pela Lei Federal 13.019/2014 e Decreto Municipal 1.093, de 1º de julho de 2017. A equipe Fran TT/Café Morro Grande/Selam continua com as atividades de alto rendimento no bairro Jardim Monumento, e é responsável pela massificação e desenvolvimento da modalidade em pólos montados no clube Cristóvão Colombo e no Centro Comunitário do Jardim Primavera.

As atividades de alto rendimento no Centro de Treinamento da Fran TT contam com a coordenação do técnico Paulo Cesar Camargo, que trabalha com os atletas representantes de Piracicaba nas etapas da Liga Paulista, Copa Brasil, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. O professor Fábio Lopes, o Cenoura, é o responsável pela coordenação das atividades nos pólos do Cristóvão Colombo e Jardim Primavera. Os treinamentos no clube acontecem às quartas e sextas-feiras, das 18h às 21h; no Jardim Primavera, as atividades estão agendadas às sextas-feiras, das 9h às 11h. A idade mínima para participar é de 8 anos.

(líder Esportes)