Reformas na DIG e Dise começam na próxima semana

Parceria contou com entidades sindicais, iniciativa privada e Polícia Civil. (foto: Divulgação)

A primeira etapa das reformas no prédio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) deverá começar na próxima semana. A afirmação é do delegado Vagner Rogério Romano, que está respondendo pelas delegacias especializada. O assunto foi discutido na reunião que ocorreu na quarta-feira (27) na unidade policial com o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) e Sinticompi (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba). As entidades sindicais conseguiu parcerias com construtoras da cidade para realizar reformas no prédio.

A reforma na rede elétrica faz parte da primeira parte da reforma. Todas as lâmpadas serão trocadas por LED e iniciaremos a construção de uma nova cela que ficará no piso superior, que será adaptado em um dos cômodos da unidade. Também será possível fazer a triagem, fotos, impressão digital do preso, além de uma sala de reconhecimento com uma porta preparada para que a vítima ou testemunha possa fazer o reconhecimento sem que seja vista pelo preso”, afirmou Romano.

O presidente do Sinticompi, Milton Costa afirmou que reforma da parte elétrica será realizado pela empresa Encinger, que, inclusive, irá fornecer a mão-de-obra para a realização dos demais procedimentos no prédio. Já a Construcione irá oferecer o material para início das reformas, como da construção de uma cela adequada para o prédio, que hoje conta com uma improvisada

Segundo o delegado, na segunda etapa da reforma, a prioridade será ampliar a sala usada atualmente pelos investigadores da Dise. “Já tivemos algumas conquistas como o monitoramento por câmeras de todo o período das delegacias especializadas, por meio de parceria com o Conseg (Conselho Municipal de Segurança)”, completou Romano.

As unidades especializadas funcionam no mesmo prédio, que fica prédio no cruzamento das ruas Moraes Barros com Tiradentes, no Centro da cidade.

Cristiani Azanha
[email protected]