Rio das Pedras inicia racionamento de água por tempo indeterminado

Falta de água deve-se ao baixo nível do reservatório. (Foto: Amanda Vieira/JP)

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Rio das Pedras iniciou na segunda- -feira (14) racionamento de água na cidade. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o fornecimento de água à população já é suspenso de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. De acordo com a prefeitura, não tem previsão de término do racionamento.

Nos últimos anos a cidade adotou a medida por causa do nível baixo das represas municipais, que não se recuperaram com a estiagem.

Rio das Pedras tem três pontos de captação de água para abastecer a cidade. A assessoria de imprensa não informou o nível dos reservatórios e nem qual deles está apresentando problemas.

No ano passado, o racionamento foi iniciado no final de julho e a meta do governo municipal era reduzir em 30% o consumo.

Rio das Pedras capta água de represas formadas a partir de ribeirões que nascem na própria cidade e, historicamente, enfrenta problemas nos meses de estiagem.

Atualmente, Rio das Pedras trata aproximadamente 6 milhões de litros de água por dia para abastecer os cerca de 32 mil habitantes. No racionamento do ano passado, a cidade reduziu essa quantidade para um volume próximo dos 4 milhões.

Beto Silva
[email protected]