Ritmo brasileiro é tema apresentações na Unimep

ritmo André Marques Sexteto se apresenta hoje na Unimep. ( Foto: Divulgação)

Com a realização do ProAC Editais, do Governo de São Paulo, o Teatro da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) recebe hoje, às 19h30, o lançamento do livro “Linguagem Ritmica e Melódica dos Ritmos Brasileiros”, de André Marques. O evento acontece com um show especial de André Marques Sexteto e tem o apoio do curso de Música da Universidade Metodista de Piracicaba. O espetáculo será aberto ao público e gratuito.

André Marques faz um trabalho de pesquisa de ritmos brasileiros desde 1996. Em decorrência desse trabalho, André já gravou mais de 10 CDs, ministrou workshops por todo o Brasil e também em outros países. “Comecei a produzir o livro no final do ano passado. Há muitos anos que faço uma pesquisa dos ritmos brasileiros e aplico na minha música, nos meus discos, desde quando comecei com o Trio Curupira. E desde então comecei a dar oficinas pelo Brasil e exterior. Nessas oficinas, as pessoas sempre me cobraram ‘por que você não faz um material, tem muito pouco conteúdo sobre isso lançado no Brasil’. E depois de muito tempo consegui, ao lado dos meus companheiros de grupo do meu sexteto, ser aprovado num edital da Proac. E daí nasceu esse livro”, comentou Marques.

Buscando compreender os procedimentos musicais adotados pelos ritmos como melodias, acompanhamentos, baixos, células rítmicas recorrentes e intentando aplicá-los no contexto de composições atuais, o livro de aproximadamente 100 páginas, apresenta interatividade por meio de links a serem disponibilizados na página do autor na internet contendo materiais de áudio que complementam e exemplificam o conteúdo teórico do livro. Esse conteúdo interativo, assim como o livro, apresenta a aplicação específica de cada um desses ritmos para piano, guitarra, contrabaixo, bateria e sopros.

O livro será em duas versões em português para que estudantes brasileiros e de países de língua portuguesa possam assimilar os conhecimentos contidos no material; e no mesmo exemplar a tradução para o inglês, para que estrangeiros possam também ter acesso à riqueza cultural da música brasileira contida no exemplar.

O SHOW – Com Marcelo Bottaro, no contrabaixo; Fulvio Moraes na bateria; Guilerme Fanti na guitarra, Fabio Oliva, no trambone, Diego Garbin no trompete e André Marques no piano, compositor e arranjador das músicas, a banda André Marques Sexteto, pretende levar a todo o público o melhor da música instrumental brasileira. “O lançamento do livro e a apresentação da banda se complementa. No livro, as pessoas poderão ver como foi feito o processo de pesquisa para chegar na música que nós fazemos e praticar com os estudos propostos. No show, você pode ver todo o conteúdo do livro posto em prática. Os piracicabanos podem esperar uma viagem musical pelo Brasil, com cada música inspirada numa região diferente do nosso país”, concluiu o pianista.

SERVIÇO – Lançamento do livro “Linguagem Ritmica e Melódica dos Ritmos Brasileiros”, de André Marques e show especial de André Marques Sexteto, hoje, às 19h30, no Teatro da Unimep (Rodovia do açúcar, Km 156 – Taquaral). Entrada gratuita.

(Ana Caroline Lopes)