Rocco Caputo expõe telas em colégio

Com mais de 40 anos de experiência na arte, o pintor, escultor, mosaicista piracicabano Rocco Caputo expõe, até o início de maio, no Espaço Expositivo Marina Rodrigues, no Centro Cultural do Colégio CLQ — Unidade Reserva Jequitibá. Sete obras compõem a mostra, intitulada Alto Nível Poético nas Clássicas Pinceladas de Rocco Caputo. No mesmo local, também está disponível para visitação Originality, com 13 desenhos da aluna do colégio Luiza Beltrame. A entrada é gratuita ao público.
 
 
Segundo a curadora e organizadora das mostras, Ingrid Boer Benetti, o intuito com as exposições é que os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio do CLQ, além dos visitantes, conheçam os profissionais artísticos da cidade e as variadas técnicas utilizadas por eles. “Ensinamos, na instituição, a estética, o olhar sensível. Para isso, escolhemos o Rocco, por ter um trabalho de pintura clássica, acadêmica, dentro de um tema, que, neste mês, é o Barroco, retratando, nas obras, contrastes de luz e sombra”, explicou.
 
 
Os trabalhos de Rocco expostos, nas técnicas óleo sobre tela, sendo um desenho à carvão e outro feito com lápis branco sobre papel verde, são Um Rosto Qualquer, Mike, O Anjo Ferido, Milonga, Concerto para Pagu, Perfil de Mulher e Cantoria, que retratam figuras humanas. “Cada um tem sua poética. Produzi todos em pequenos formatos, a partir de 2014. É tudo o que se manifesta com corações e mentes de um povo ou de uma pessoa”, explicou o artista.
 
 
ORIGINALITY — Luiza Beltrame, de 17 anos, campineira aluna do 3º ano do ensino médio no colégio, produziu para Originality desenhos bem-humorados e criativos de personagens em tema livre, utilizando aquarela e lápis de cor. Ela define a proposta da mostra como “a habilidade de pensar ou se expressar de maneira individual ou independente”. “Originality é a palavra que resume a melhor parte do processo criativo, assim como seu resultado, podendo deixar alguma coisa, como um pedaço da mente, eternizado no mundo externo. Melhor ainda é que essa oportunidade pode surgir quando menos esperamos”, comentou.
 
 
SERVIÇO — Exposições Alto Nível Poético nas Clássicas Pinceladas de Rocco Caputo e Originality, no Espaço Expositivo Marina Rodrigues do Centro Cultural do Colégio CLQ — Unidade Reserva Jequitibá (avenida Cezira Giovanoni Moretti, 1.100, bairro Santa Rosa). Visitação: até 9 de maio, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Entrada gratuita. Necessário identificação e apresentação de documento na portaria. Informações: (19) 3419-1100.