Rotary Piracicaba espera receber 1t de equipamentos de descarte

Rotary Jaime Curcio,presidente do Rotary Club Piracicaba. ( Foto: Claudinho Coradini/JP)

O Rotary Club de Piracicaba realiza no sábado (1º), das 9 às 15h, o projeto Recitrônico – reciclagem de eletrônicos, na Casa da Amizade. O projeto tem como objetivo dar destino adequado a equipamentos de descarte, como: computadores, aparelhos eletrônicos, celulares, telefones, impressoras, periféricos, eletrodomésticos e pilhas. O Recitrônico é desenvolvido pelos oito clubes rotarianos de Piracicaba, pelos Rotaract e Interect, que coletam os equipamentos.

“Esta é a nona edição do evento, que desde a sexta edição, tornou-se mensal, sempre no primeiro sábado de cada mês. Arrecadamos cerca de uma tonelada de equipamentos por edição”, destaca Jaime Curcio, presidente do Rotary Club Piracicaba Vila Rezende.

Para realização do projeto, o Rotary conta com 86 voluntários de todos os clubes rotarianos de Piracicaba. De acordo com o presidente do Rotary Vila Rezende, o evento terá praça de alimentação e a expectativa é atrair cerca de 100 famílias, com um público superior a 300 pessoas. Os equipamentos doados pela comunidade ao projeto tem três destinos. Os equipamentos quebrados e sem conserto serão entregues a empresas de especializadas em recolher sucata, com emissão de certificado de quantidade do material destruído e destinação.

Os equipamentos antigos serão destinados para exposição e curadoria de Museu TIC Piracicaba, idealizado pela Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região). Já os equipamentos que funcionam ou podem ser consertados são destinados ao Bazar do Rotary Club, comercializados a preços simbólicos.

“Os materiais inservíveis vendemos para essas empresas que dão destino correto e o que colocamos no bazar acaba sendo uma oportunidade para quem precisa. Toda a verba arrecadada é revertida para o Rotary Club Internacional e manutenção da Afrop (Associação de Famílias de Rotarianos de Piracicaba) – Casa da Amizade”, ressalta Curcio.

Além de equipamentos para descarte, o projeto também receberá roupas, calçados e utilitários, que são comercializados no Bazar Solidário. Os materiais serão coletados na Casa da Amizade Piracicaba, que fica à avenida Comendador Luciano Guidotti, 2223, no Jardim Pacaembu. O evento tem o apoio da Uniodonto e da Atepi. Mais informações, pelo e-mail piracica barotary @gmail.com.

(Eliana Teixeira)