Sábado tem combate ao mosquito da dengue na região Norte de Piracicaba

Mosquito da dengue Mosquito da dengue é alvo de mutirão da Saúde (Crédito: Claudinho Coradini/JP)

Neste sábado (23), é dia de mega mutirão de combate ao Aedes – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – na região Norte de Piracicaba. A ação envolve 120 agentes das USFs (Unidades Básicas de Saúde) e supervisores do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os agentes visitarão 6,6 mil residências, para orientar à população da região Norte da cidade.

As ações serão realizadas das 7 às 13h, nos bairros Vila Sônia I e II, Boa Esperança, Parque Orlanda I, II e III e Javari I, II e III. Serão haverá entrega de folhetos sobre o mosquito transmissor e formas de combate, bem como retirada de criadouros. Cada agente vai carregar um saco de 100 litros para a coleta e o material será transportado por pick-ups.

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, os bairros escolhidos para a campanha correspondem à região onde foram confirmados casos de dengue registrados em Piracicaba neste ano. “O trabalho de orientação e combate se dá também em sintonia com a Vigilância Epidemiológica (VE). Sempre que temos notificações ou confirmações de casos de dengue, atuamos preventivamente para evitar novos casos”, ressalta.

Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, é importante que a população se sensibilize para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, porque ele está nas residências e as famílias precisam estar conscientes de que é preciso tomar medidas preventivas básicas para eliminá-lo, como evitar criadouros e furar pratos de vasos. “Só assim teremos a segurança de que a cidade ficará protegida do Aedes”, enfatiza.

As ações de combate a dengue realizadas pela Prefeitura terão sequência no dia 9 de março, com a realização um novo mutirão também na região Norte. A programação inclui também ação na região Central.

(Eliana Teixeira)