Saladas refrescantes e saudáveis

cuscuz Cuscuz sírio leva berinjela e grão-de-bico. ( Fotos: Claudinho Coradini )

Para sentir-se mais confortável no verão, as pessoas optam por bebidas geladas e alimentos refrescantes. E uma ótima escolha para incluir no cardápio não apenas nos dias quentes, mas em todos os dias, são as variedades de saladas que, além de refrescantes, ajudam no processo de emagrecimento.

E para saber as melhores combinações de saladas no quesito verão-saúde, a Arraso Boa Comida selecionou o Restaurante Monte Sul JK, que possui variedades de saladas, entre elas: salada de cuscuz sírio, salada grega, salada shimeji e para o acompanhamento filé de merluza austral recheado com espinafre e camarão.  A nutricionista, Vânia Beletate, também orienta sobre a importância de acrescentar as saladas no dia a dia.

SALADAS
O primeiro passo para o preparo da salada de cuscuz sírio é a hidratação da farinha do cuscuz marroquino com água morna e assar a berinjela cortada em cubos.” Acrescenta a cebola cortada em meia lua finas e doura em fogo baixo, cozinhe o grão-de-bico e depois de frio, misture todos os ingredientes e tempere com azeite e sal”, contou a gerente do restaurante, Michele Pompermayer de França.

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Cuscuz sírio leva berinjela e grão-de-bico. ( Fotos: Claudinho Coradini )


Segundo Michele, o restaurante Monte Sul Jk está em Piracicaba há cinco anos. Além de pratos leves, a gastronomia do estabelecimento oferece sucos naturais de laranja, limão e melancia.  Tem disponível em seu cardápio outros tipos de saladas, sendo salada de alface, couve, repolho, alho poró com alcaparras e tomate seco e salada de legumes.

A receita de salada grega é feita com tomate, queijo frescal e pepino japonês picados em cubos médios. ” Adicione azeitonas pretas inteiras e tempere com azeite e sal. Finalize com cebolas picadas”, disse a chef, Karla Ometto Perin.


De acordo com Vânia, os vegetais e os legumes são ótimas  fontes de vitaminas minerais e fibras,  importantes para imunidade, prevenção de anemia e regularização da função intestinal. ” Além disso, é fundamental prestar atenção na cor destes alimentos, porque os pigmentos naturais encontrados neste grupo de alimentos ajudam na prevenção de doenças, inclusive na prevenção de câncer. Quanto mais a refeição estiver colorida, mais saúde”, relatou a nutricionista.


O preparo da salada de shimeji é realizada com o desfiamento e cozimento do shimeji, deixe esfriar, pique o kani kama e o tomate seco em pedaços pequenos. ” Misture o shimeji com champignons fatiador e alcaparras, após esse procedimento misture o restante dos ingredientes e tempere com sal e azeite “, instruiu a chef.

Salada de Shimeji com kani e tomate seco.


A nutricionista, destaca também ajuda desses alimentos no processo de emagrecimento e sobre a importância de todos os dias atingir as quantidades específicas de vitaminas minerais e fibras para o corpo. ” Ingerir verduras e legumes com regularidade ajuda na manutenção da saúde e no emagrecimento. Por esses alimentos serem ricos em fibras dão a sensação de saciedade e, consequentemente, a pessoa come menos os demais alimentos da refeição”, disse.


A receita do prato de acompanhamento, filé de merluza austral recheado com espinafre e camarão, é feito com peixe temperado no azeite, limão e sal. O espinafre é refogado junto com o camarão e o peixe montado em camadas, sendo refogado e finalizado com queijo, e por cima a farinha de rosca.

SERVIÇO

O Restaurante Monte Sul JK, localizado na Avenida Juscelino K. de Oliveira, 764, Vila Rezende. Informações: (19) 3413-1300 .

(Raabe Kamala)